Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24845
Título: O uso do termoscópio e da contextualização histórica na criação e aplicação de uma unidade didática para o ensino de termometria
Título(s) alternativo(s): The use of thermoscope and historical contextualization in the creation and application of a teaching unit for the teaching of thermometry
Autor(es): Silva, Jeany Eunice da
Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência;Termoscópio;Ensino de física;Temperatura;Experimentos históricos
Data do documento: 7-Dez-2017
Referência: SILVA, Jeany Eunice da. O uso do termoscópio e da contextualização histórica na criação e aplicação de uma unidade didática para o ensino de termometria. 2017. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Abstract: Over the last decades the area of History and Philosophy of Science (HPS) has been considered as an important tool in the teaching of physics, as evidenced in specialized literature in Science Education area. Despite the increase in these publications, the direct relationship with basic education is still restricted, the "how to do it" still limits direct actions that may in fact influence the construction of knowledge in physics teaching. The present work was developed with the objective of constructing, applying and evaluating a didactic sequence based on historical elements and the use of the thermoscope. The theme chosen was the teaching of thermal physics, with the reproduction and the exploration of the thermoscope, a qualitative instrumentto measure heat, used by many scholars since the fifth century b.C. and which became important equipment in the process of constructing today's concepts of heat and temperature. The use of experiments with historical value can help to bring the student closer to physics, contributing both to the historical contextualization of knowledge and to the learning of concepts. This educational product uses the three pedagogical moments (initial questioning, organization of knowledge and application of knowledge) and is composed of three models of thermocoscopes, constructed with materials of easy access; three texts, two being produced by us and one adapted; one script for the teacher; and one attachment questionnaire for the student. The product was applied in the second level of high school of a public school in the city of Natal/RN. The results indicate that the use of the thermoscope and of the HPS was considered a positive approach and generated moments of investigation, confrontation of ideas, reflection and argumentation on the part of the students, allowing them to perceive that their knowledge can be restricted to a certain extent and that it is necessary to deepen or reorganize the knowledge, restructuring the thinking.
Resumo: Ao longo das últimas décadas a área da História e Filosofia da Ciência (HFC) tem sido considerada como ferramenta importante no ensino de física, como evidenciado na literatura especializada da área de Didática das Ciências. Apesar do aumento dessas publicações, ainda é restrita a relação direta com a educação básica, o “como fazer” ainda limita ações diretas que possam de fato influenciar a construção do conhecimento no ensino de física. O presente trabalho foi desenvolvido com objetivo de construir, aplicar e avaliar uma sequência didática a partir de elementos históricos e do uso do termoscópio. A temática escolhida foi o ensino da física térmica, com a reprodução e exploração do termoscópio, instrumento de medida qualitativa de calor, utilizado por muitos estudiosos desde o século V a.C. e que se tornou equipamento importante no processo de construção dos conceitos utilizados hoje de calor e de temperatura. A utilização de experimentos com valor histórico pode ajudar a aproximar o aluno da física, contribuindo tanto para a contextualização histórica dos conhecimentos quanto para a aprendizagem de conceitos. Este produto educacional utiliza os três momentos pedagógicos (problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento) e é composto por três modelos de termoscópios, construídos com materiais de fácil acesso; três textos, sendo dois produzidos por nós e um adaptado; um roteiro para o professor; e um questionário de fixação para o aluno. O produto foi aplicado no segundo ano do ensino médio de uma escola pública de Natal/RN. Os resultados indicam que o uso do termoscópio e da HFC foi considerado uma abordagem positiva e que gerou momentos de investigação, confronto de ideias, reflexão e argumentação por parte dos alunos, possibilitando que eles percebessem que seus conhecimentos podem ser restritos até certo ponto e que é necessário aprofundar ou reorganizar o saber, reestruturando o pensamento.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24845
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JeanyEuniceDaSilva_DISSERT.pdf2,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.