Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24846
Título: História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função
Autor(es): Andrade, Luciana Vieira
Palavras-chave: História da matemática;Tecnologias da informação e da comunicação;Investigação matemática;Ensino de função
Data do documento: 17-Nov-2017
Referência: ANDRADE, Luciana Vieira. História da matemática e tecnologias da informação e da comunicação no ensino de função. 2017. 250f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Abstract: This text describes a research in which guiding conceptions of the use of the History of Mathematics (HM) in the teaching of Function are presented, which resorts to the elements of the application of Information and Communication Technologies (ICT) along with the Mathematical Investigation (MI) in the classroom, constituting a Professional Master’s Degree dissertation whose aim is to propose an Activity Book based on the articulation between HM and ICT, through MI, which contributes to the teaching-learning process of Function. In this sense, a qualitative research was carried out in two phases: the first one of a theoretical type through a bibliographic research, and the second one on a more practical basis, characterized by the perspective of action research. As a result, a historical overview of the concept of Function was outlined based on Youschkevitch’s perspective (1976), whose content was a reference to the development of the Educational Product which is an Activity Book designed for students of Basic Education in which the concept of Function developed throughout history with the support of the use of Geogebra software is addressed under the light of MI.
Resumo: Esse texto descreve uma pesquisa em que se apresentam concepções norteadoras do uso da História da Matemática (HM) no ensino de Função, a qual recorre a elementos da utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e da Investigação Matemática (IM) na sala de aula, compondo uma dissertação de Mestrado Profissional que tem como objetivo propor um Caderno de Atividades pautado na articulação entre HM e TIC via IM que contribua para o processo de ensino-aprendizagem de Função. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa qualitativa com duas fases: a primeira sendo teórica e feita por meio de pesquisa do tipo bibliográfica e a segunda, com natureza mais prática, caracterizando-se pela perspectiva da pesquisa ação. Como resultado foi delineado um panorama histórico do conceito de Função - com base na perspectiva de Youschkevitch (1976) - cujo conteúdo foi referência para o desenvolvimento do Produto Educacional, composto por um Caderno de Atividades, aplicado a alunos da Educação Básica, o qual aborda o conceito de Função desenvolvido ao longo da história, usando como apoio o software Geogebra à luz da IM.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24846
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucianaVieiraAndrade_DISSERT.pdf8,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.