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Title: Entre acordes e sonoridades: formas de atuação na música independente de Natal/RN
Authors: Santiago, Felipe Inácio
Keywords: Música independente;Novas tecnologias;Internet;Cenas musicais
Issue Date: 6-Sep-2016
Citation: SANTIAGO, Felipe Inácio. Entre acordes e sonoridades: formas de atuação na música independente de Natal/RN. 2016. 208f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Abstract: The current study has as objective to evaluate different action ways for independent music individuals in Natal/RN. From an ethnographic research, I have searched to do a description of some musical activities, which have been developed in the downtown, promoting, as well, reflections about to be independent, and arguing the different implications, which can be attributed to the category with different problematic issues. Also, it has been analysed processes that involve a musical digitalisation promoted by the advent of new technologies in the musical ambient, realising, therefore, which effects are inferred about the creation, production, recording, dissemination, distribution and sharing methods about music by using available internet tools, such as social network, streaming and music download services. By the way, recognising how such mechanisms are achieved by the interlocutors, i have described various uses employed by agents of band members, music producers, sound technicians, cultural members and other professionals involved in musical projects. Finally, I have argued about different musical places in the downtown with the goal of constructing a description of some events that clarify the “independent individual” in Natal.
Portuguese Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar diferentes formas de atuação dos sujeitos da música independente em Natal/RN. A partir de uma pesquisa etnográfica, busco realizar a descrição de algumas das atividades musicais que estão sendo desenvolvidas na cidade, desenvolvendo, assim, reflexões em torno do ser “independente”, discutindo as diferentes implicações que podem ser atribuídas a esta categoria dotada de diferentes problemáticas. Também discorre sobre os processos que envolvem a digitalização musical promovida pelo advento das novas tecnologias no meio musical, percebendo, assim, quais os efeitos inferidos sobre os modos de criação, produção, gravação, divulgação, distribuição e compartilhamento de música através de ferramentas disponíveis pela Internet como redes sociais e serviços de streaming e download musical. Assim, por intermédio das formas como esses mecanismos são acionados pelos interlocutores, descrevo os variados usos feitos por agentes como integrantes de bandas, produtores musicais, técnicos de som, membros de coletivos culturais, entre outras posições que envolvem o fazer musical. Por fim, percorro diferentes espaços musicais da cidade com o intuito de fazer a descrição de alguns eventos que elucidem o “ser independente” em Natal.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24873
Appears in Collections:PPGAS - Mestrado em Antropologia Social

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