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Title: O texto literário como subsídio para a abordagem da temática afro-brasileira na sala de aula: uma proposta de intervenção no 9º ano do ensino fundamental
Other Titles: The literary text as a subsidy for the approach of the afrobrazilian thematic in the classroom: an intervention proposal in the 9th year of the junior high school
Authors: Oliveira, Henrique Eduardo de
Keywords: Leitura;Literatura africana;Ensino;Racismo
Issue Date: 14-Apr-2017
Citation: OLIVEIRA, Henrique Eduardo de. O texto literário como subsídio para a abordagem da temática afro-brasileira na sala de aula: uma proposta de intervenção no 9º ano do ensino fundamental. 2017. 171f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de pesquisa/intervenção com foco na leitura do texto literário no 9º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Almirante Tamandaré, localizada no município de Extremoz/RN. A proposta visa ressignificar a aula de língua materna, privilegiando ações que proporcionem a fruição dos textos em sala de aula, bem como atividades sistematizadas, a fim de oferecer uma reflexão a partir das leituras realizadas. Os aspectos que nortearam as análises durante as oficinas vinculam-se às manifestações que remetem à cultura e à história afro-brasileira, e como esse debate pode contribuir para a erradicação do preconceito racial no país com base na Lei nº 10.639/2003. A referida intervenção teve como recurso principal o conto O embondeiro que sonhava pássaros, do escritor moçambicano Mia Couto. Visando estabelecer uma conexão com as teorias e compreender os fenômenos destacados, a proposta fundamenta-se em autores dedicados à temática da literatura e ensino, como também em teóricos vinculados aos estudos sobre racismo e inclusão na educação. Sendo assim, destacamos; Candido (1995), Cereja (2005), Cosson (2014), Damiani (2012), Duarte (2012), Fornazieri (2009), Gomes (2003), Hall (2006), Helena (2013), Leffa (1999), Munanga (2003) Oliveira (2013), Todorov (2009), Perrone-Moisés (2006), Rolon (2011), Rodrigues (2012), Rouxel (2013), Santos (2016) e Santos (2005).
Abstract: The present study has like objective to show an research/intervention proposal with emphasis on the reading of the literary text in the 9th year of the Junior High School of Almirante Tamandaré State School. The proposal does intend to resignify the class of the native language, focusing actions who improve the fruition of the texts at the classroom, as well as, systematized activities offering a reflection about achieved readings. The aspects that guided the analyses and actions during the workshop link the manifestations that refer to afro-brazilian culture and history and how this debate can contribute to the eradication of racial prejudice in the country based on Law 10.639/2003. In this way, we propose the mentioned intervention that had as main resource the story O Embodeiro of the Mozambican writer Mia Couto. Aiming at establishing a connection with theories and understanding the outstanding phenomena, the proposal is based on authors dedicated to the subject of literature and education, but also on theorists linked to studies on racism and inclusion in education. Being thus, we emphasize; Candido 1995, Cereja 2005, Cosson 2014, Damiani 2012, Duarte 2012, Formazierei 2009, Gomes 2003, Hall 2006, Helena 2013, Leffa 1999, Munanga 2003, Oliveira 2003, Todorov 2009, Perrone-Moises 2006, Rolon 2011, Rodrigues 2012, Rouxel 2013, Santos 2016 and Santos 2005.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24907
Appears in Collections:PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras

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