Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24916
Título: Uma proposta de leitura e interpretação para 4º ciclo da EJA sobre a imagem da mulher em Fita-verde no cabelo, Nova velha estória e Herbarium
Autor(es): Pereira, Maria Suerbene Paulino
Orientador: Santos, Derivaldo dos
Palavras-chave: Diálogo;Simbologia;A imagem da mulher
Data do documento: 18-Jul-2017
Referência: PEREIRA, Maria Suerbene Paulino. Uma proposta de leitura e interpretação para 4º ciclo da EJA sobre a imagem da mulher em Fita-verde no cabelo, Nova velha estória e Herbarium. 2017. 190f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Trata este trabalho de uma intervenção pedagógica para turmas de 9º ano do curso EJA, cuja pretensão é analisar, interpretar e investigar, na perspectiva da Literatura Comparada, procedimentos dialógicos entre os contos Fita Verde no Cabelo, nova velha estória, e Herbarium, de Guimarães Rosa e Lygia Fagundes Telles, respectivamente, dando-se ênfase à construção da imagem do sujeito-feminino nas obras em questão. Nesse estudo, busca-se, também, compreender a linguagem do conto, seus aspectos mais relevantes, configurados muitas vezes pela representação simbólica, recurso recorrente nas histórias desses escritores. A escolha dessas duas obras e autores deu-se pela necessidade de se introduzir textos que tragam contribuições significativas para a construção do ser humano como pessoa e cidadão, levando o aluno a perceber que a literatura vai muito além de entretenimento. Seu conteúdo expressa as nossas angústias, sentimentos e anseios, opiniões e contradições revelados através das muitas vozes presentes no texto. Em relação ao letramento literário e à proposta de aplicação em sala de aula, bem como as reflexões sobre o papel da literatura na formação leitora e cidadã do aluno e as relações dialógicas presentes nos dois contos, toma-se como fundamentação teórica o pensamento de Rildo Cosson, Candido, Cereja, Bakhtin, Coelho e outros.
Abstract: This work is about a pedagogical intervention for 9th graders students of EJA (Young and adults course) whose intention is to analyze, ineterpret and investigate, from the perspective of Comparative Literature, dialogic procedures between the tales Fita Verde no Cabelo, nova velha estória, e Herbarium, from Guimarães Rosa and Lygia Fagundes Telles, respectively, emphasizing the construction of the image of the female subject in the tales in question. In this study, we also try to understand the language of the stories, its most relevant aspects, often shaped by the symbolic representation, recurrent feature in the stories of these writers. The choice of these two works and authors was due to the need to introduce texts that bring significant contributions to the construction of the human being as a person and citizen, leading the student to realize that literature goes far beyond entertainment. Its content expresses our anxieties, feelings and longings, opinions and contradictions revealed through the many voices present in the text. In relation to literary literacy and the proposal of application in the classroom, as well as the reflections on the role of literature in the learner's and citizen's formation of the student and the dialogical relations present in the two stories, we take as theoretical foundation the thoughts of Rildo Cosson, Candido, Cereja, Bakhtin, Coelho and many others.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24916
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaSuerbenePaulinoPereira_DISSERT.pdf16,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.