Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25038
Título: QIn - Framework para Gestão Integrada de Qualidade e de Inovação - o paradoxo entre qualidade e inovação na gestão de projetos de software
Autor(es): Lima, Pablo Bemher Silva
Palavras-chave: Gestão da inovação;Gestão da qualidade;Gestão de projetos;Métodos ágeis de desenvolvimento;Qualidade de software
Data do documento: 30-Nov-2017
Referência: LIMA, Pablo Bemher Silva. QIn - Framework para Gestão Integrada de Qualidade e de Inovação - o paradoxo entre qualidade e inovação na gestão de projetos de software. 2017. 79f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação) - Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Desde o começo da administração moderna, início do século XX, empresas dos mais diversos segmentos adotaram técnicas racionais visando o controle e a qualidade em seus processos produtivos. Essas técnicas têm como foco a redução dos desperdícios através da eliminação dos erros (GOMES, 2005). Com o avanço tecnológico dos últimos anos, as empresas passaram a enfrentar concorrência cada vez mais acirrada, exigindo mudanças mais rápidas e uma flexibilização em seus processos de trabalhos (SILVA, 2008). Diante dessa nova realidade, a gestão da inovação passou a ser a tônica dos negócios e as empresas que demonstram maior flexibilidade em seus processos passaram a ganhar maiores fatias de mercado (PEREIRA, 2005). Contudo, observa-se que a qualidade abordada no início da pesquisa e a inovação podem ser interpretados como contraditórios, visto que a qualidade visa eliminar o erro e a inovação, aceita o erro como ferramenta de aprendizagem e melhoria. Diante desse paradoxo entre a gestão da qualidade e gestão da inovação surge um dilema: Como combinar esses fatores, gestão da qualidade e gestão da inovação? Ao longo desse trabalho será apresentado situações em que inovação e qualidade podem se confrontar especialmente em projetos de desenvolvimento de software. A pesquisa tem como objetivo conceber o framework QIn (Qualidade e Inovação) para gerenciamento de projetos de software. Como forma de validar o framework proposto o trabalho aborda projetos de software nos quais o autor esteve diretamente responsável por sua concepção, sendo assim a pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva em conformidade com Flick (2004), no qual se busca a construção da realidade com base em entrevistas e/ou na observação de campo e das pessoas. A técnica utilizada foi de observação com roteiro estruturado. A tecnologia desenvolvida foi validada a partir de sua aplicação em diferentes projetos, o que evidencia a viabilidade de sua implementação.
Abstract: From the beginning of the modern administration, beginning of century XX, companies of the most diverse segments adopted rational techniques aiming the control and quality in its productive processes. These techniques focus on waste reduction through the elimination of errors (GOMES, 2005). With the technological advance of the last years, companies have faced increasingly fierce competition, demanding rapid changes and a relaxation in their work processes (SILVA, 2008). Faced with this new reality, innovation management has become a tonic of business and companies that demonstrate greater flexibility in their processes have started to gain more market shares (PEREIRA, 2005). However, it is observed that quality addresses no research initiation and an innovation can be interpreted as contradictory, since quality is an innovation, it accepts error as a learning tool and better. Faced with this paradox between quality management and innovation management, there is a dilemma: How to combine these factors, quality management and innovation management? Throughout the work, it is presented to situations in which innovation and quality can confront especially in projects of software development. The research aims to design the framework QIn (Quality and Innovation) for management of software projects. How to get a search, such as a search application, as a search application, as a form of search, reality based on interviews and / or the observation of field and people. A technique used for observation with a structured script. A technology developed to validate its application in different projects, which shows a viability of its implementation.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25038
Aparece nas coleções:MPCTI - Mestrado profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QInFrameworkGestão_Lima_2017.pdf2,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.