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Title: Fatores determinantes da satisfação e lealdade dos estudantes de pós-graduação em Engenharia de Produção no Brasil
Other Titles: Determining factors of satisfaction and loyalty in graduate engineering students in Brazil
Authors: Melo, Magaly Aparecida Galvão Dantas de
Keywords: Pós-graduação;Satisfação;Estudantes;Engenharia de produção;Modelo europeu de satisfação;Modelagem de equações estruturais
Issue Date: 22-Feb-2018
Citation: MELO, Magaly Aparecida Galvão Dantas de. Fatores determinantes da satisfação e lealdade dos estudantes de pós-graduação em Engenharia de Produção no Brasil. 2018. 112f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre os fatores determinantes para a satisfação dos alunos de mestrado e doutorado em engenharia de produção no Brasil. Foi realizado um levantamento bibliográfico nacional e internacional que possibilitou a construção de uma fundamentação teórica pautada na discussão entre os temas: satisfação, lealdade, barômetros de satisfação, e ensino da pós-graduação. O modelo estrutural selecionado por meio do embasamento teórico, European Customer Satisfaction Index – ECSI contemplou as dimensões de Imagem, Expectativas, Valor Percebido, Qualidade Percebida, Satisfação Geral e Lealdade. Para atingir o objetivo principal de pesquisa foram estabelecidas 11 hipóteses de pesquisa, cada uma representando a relação de um dos fatores da satisfação discente. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva, de corte transversal com abordagem quantitativa. A coleta de dados teve abrangência nacional realizada através de uma survey baseado no ECSI com 34 questões aplicado em 35 programas de pós-graduação em Engenharia de Produção. Foram obtidas 588 observações válidas tratadas aplicando a análise fatorial exploratória e modelagem de equações estruturais com aplicação dos softwares IBM® SPSS® statistics 21.0 e IBM® SPSS® Amos 18.0. O estudo atendeu a todos os critérios estatísticos para sua validação além de apresentar um índice de ajustamento moderado e satisfatório. Após algumas adaptações, constatou-se que o modelo ECSI apresenta-se adequado para aferir a satisfação dos alunos de pós-graduação mantendo todos os construtos observados no modelo original. O teste de hipóteses confirmou sete das 11 hipóteses propostas, com rejeição para H3, H4, que tratavam da relação entre o conceito de imagem sobre a satisfação e da imagem sobre a lealdade ambos não significantes. Igualmente, os resultados apontaram a não confirmação das hipóteses (H7) influência da qualidade percebida sobre o valor percebido e (H9) influencia da qualidade percebida sobre a lealdade. Outrossim, quando as variáveis de qualidade do conceito CAPES foram integradas ao modelo o mesmo demonstrou estabilidade estatística, entretanto as correlações negativas indicam uma dissociação entre a avaliação da CAPES e a satisfação dos discentes. Finalmente os resultados sugerem uma forte relação entre as expectativas dos estudantes e a satisfação. Este projeto foi estruturado em quatro partes: introdução, revisão da literatura, procedimentos metodológicos e por fim, apresentam-se as analises e discussão dos resultados, considerações finais e referências.
Abstract: The present study aimed at analyzing the relationship between determining factors for masters and doctoral production engineering student satisfaction in Brazil. A national and international bibliographic survey was conducted to enable construction of a theoretical framework based on a discussion of satisfaction, loyalty, satisfaction levels, and graduate teaching. The structural model selected was the European Customer Satisfaction Index – ECSI, which analyzed the following dimensions: Image, Expectations, Perceived Value, Perceived Quality, Overall Satisfaction and Loyalty. To analyze the primary research objective, 11 study hypotheses were established, each representing the relationship of one of the student satisfaction factors. With respect to the methodological aspects, this is a descriptive cross-sectional study with a quantitative approach. Data were collected nationwide using a 34-item ECSI questionnaire applied in 35 production engineering graduate programs. A total of 588 responses were obtained and subjected to exploratory factorial analysis and structural equation modeling, applying IBM® SPSS® statistics 21.0 and IBM® SPSS® Amos 18.0 software. The study met all statistical criteria for its validation, in addition to exhibiting a moderate and satisfactory adjustment index. After a number of adaptations, the ECSI was suitable for measuring the satisfaction of graduate students, maintaining all the constructs contained in the original model. The hypothesis test confirmed seven of the 11 hypotheses proposed; H3 and H4, which dealt with the relationship between the concept of image and satisfaction and between image and loyalty, respectively, were rejected for being non-significant. Likewise, the results showed the non-confirmation of hypothesis H7, the influence of perceived quality on perceived value and H9, the influence of perceived quality on loyalty. Moreover, when the CAPES quality variables were integrated to the model, it demonstrated statistical stability; however, negative correlations indicate dissociation between CAPES assessment and student satisfaction. Finally, the results suggest a strong relationship between student expectations and satisfaction. This paper was divided into four parts: introduction, literature revision, methodological procedures, concluding with analyses and discussion of results, final considerations and references
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25106
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