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Título: A gestão de controle interno administrativo no INCRA-RN: uma avaliação baseada no método COSO I
Autor(es): Silva Júnior, José Maria da
Orientador: Brandão, Pamela de Medeiros
Palavras-chave: Controle interno;Gestão de controle interno administrativo;Método COSO I;INCRA
Data do documento: 2-Mar-2018
Referência: SILVA JÚNIOR, José Maria da. A gestão de controle interno administrativo no INCRA-RN: uma avaliação baseada no método COSO I. 2018. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Esta dissertação avalia a Gestão de Controle Interno Administrativo da Superintendência Regional do INCRA no estado do Rio Grande do Norte, baseado no Método COSO I, na percepção dos gestores. Para tanto, descreve o ambiente de controle interno da Superintendência Regional do INCRA; identifica os procedimentos adotados pela Superintendência para gerenciar e avaliar os riscos; verifica as atividades de controle estabelecidas por meio de políticas e procedimentos para a mitigação de riscos; descreve o processo de comunicação e informações de apoio ao funcionamento do controle interno; e identifica as atividades de monitoramento de riscos realizadas pela Superintendência. Baseando-se na literatura sobre controle interno na Administração Pública e sobre a avaliação da gestão de controle interno administrativo, foi desenvolvido um estudo exploratóriodescritivo com abordagem qualitativa. Metodologicamente, foi adotado como estratégia de pesquisa o estudo de caso e utilizadas entrevistas e pesquisa documental como técnicas de coleta de dados. Após a análise dos dados, por meio do método de análise descritivoavaliativo, foram propostas melhorias na Gestão do Controle Interno Administrativo do INCRA/RN, tais como: criação de planejamento estratégico, reposição do efetivo; criação de plano de capacitação de servidores; formalização e normatização dos procedimentos de controle e gestão de risco; criação de setor de controle interno; criação de política institucional direcionada ao controle interno; criação de setor de comunicação no INCRA/RN, dentre outras proposições. Conclui-se assim, que o Controle Interno Administrativo no INCRA/RN ocorre de forma descentralizada no âmbito das divisões, porém carece ser formalmente instituído através de um setor específico com o objetivo de atuar de forma mais contínua em toda a organização, inclusive sendo avaliado de forma regular. Neste sentido, é preciso envolver todos os membros da autarquia, com o desenvolvimento de uma Política Institucional direcionada para o fortalecimento das atividades de controle interno.
Abstract: This dissertation evaluates the Management of Internal Administrative Control of the Regional Superintendence of INCRA in the state of Rio Grande do Norte, based on the COSO I method, in the perception of the managers. To do so, it describes the internal control environment of the INCRA Regional Superintendence; identifies the procedures adopted by the Superintendence to manage and evaluate risks; verifies the control activities established through policies and procedures to mitigate risks; describes the communication process and information to support the operation of internal control; and identifies the risk monitoring activities carried out by the Superintendence. Based on the literature on internal control in the Public Administration and on the evaluation of management of internal administrative control, where an exploratory-descriptive study with a qualitative approach is developed. Methodologically, it adopts as a research strategy the case study and uses interviews and documentary research as techniques of data collection. After analyzing the data, through the descriptive-evaluative analysis method, improvements were proposed in the Management of the Internal Administrative Control of INCRA/RN, such as: creation of strategic planning, replenishment of staff; creation of a server training plan; formalization and standardization of risk control and management procedures; creation of Internal Control Sector; Creation of Institutional Policy directed to Internal Control; Creation of Communication Sector in INCRA/RN, among other propositions. It is concluded that Internal Administrative Control in INCRA / RN occurs in a decentralized manner within the scope of the divisions, but it needs to be formally instituted through a specific Sector with the objective of acting more continuously in every organization, including being evaluated way. In this sense, it is necessary to involve all the members of the municipality, with the development of an Institutional Policy directed to the strengthening of Internal Control activities.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25193
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