Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25254
Título: Experiências Históricas Afro-Brasileiras
Autor(es): Alexandre Medeiros de Macedo, Helder (Org.)
de Souza Andrade, Joel Carlos (Org.)
Palavras-chave: História;Afro-brasileiras;Experiências
Data do documento: 29-Mai-2018
Editor: Editora da UFRN
Referência: MACEDO, Helder Alexandre Medeiros de; ANDRADE, Joel Carlos de Souza (Org.). Experiências Históricas Afro-Brasileiras. Natal: EDUFRN, 2018. 221 p.
Resumo: Este livro vem somar-se à noção de partilha, porque traz para o bojo do debate diferentes estudos, que carregam, não obstante, elementos unificadores, pois tratam de temas sensíveis ao universo histórico e cultural dos laços com a África. Escrita em vários tons, esta obra enfatiza uma abordagem muito importante. O saber é um artifício do qual os griots são os guardiões e difusores, rompendo com os lugares atribuídos aos saberes 6 disciplinares e específicos sobre a história, a cultura africana e a afro-brasileira. Revela-se uma experiência afro-atlântica-lusobrasileira multifacetada. [...] O livro está dividido em dois blocos. O primeiro, cronológico, está composto de capítulos que versam sobre a temática da escravidão, a partir de olhares da História, da Literatura e da Historiografia. O segundo bloco, por sua vez, radica em ensaios temáticos que discutem diversidade e literatura, quilombos, memória e música negra. [...], com essas diferentes incursões, os leitores poderão cruzar discursos, imagens e sonoridades que reportam ao nosso universo histórico-cultural das relações pretéritas e coevas com a(s) África(s). Helder Alexandre Medeiros de Macedo Joel Carlos de Souza Andrade Organizadores
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25254
ISBN: 978-85-425-0748-5
Aparece nas coleções:EDUFRN - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Experiencias_Historicas_Afro_Brasileiras.pdf4,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.