Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25378
Título: Gestão das compras do Instituto Federal de Sergipe: uma proposta de centralização
Autor(es): Dória, Adriana Sodré
Palavras-chave: Compras públicas;Centralização;Padronização;Economia de escala;Sistema de registro de preços
Data do documento: 1-Mar-2018
Citação: DÓRIA, Adriana Sodré. Gestão das compras do Instituto Federal de Sergipe: uma proposta de centralização. 2018. 169f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: This intervention project aims to propose a centralized public procurement management model for the acquisition of common goods and services in the scope of Rectory and the Aracaju Campus of the Federal Institute of Sergipe - IFS, with the expectation that this model, once implemented, will improve the purchasing process and eliminate existing problems in this area. Based on the literature about public procurement, with emphasis on trading floor and price registration procedure, in addition to a centralized approach to the government procurement process, applied and exploratory research was developed, with a quantitative-qualitative approach. By using the strategy of the case study, this work was carried out in two stages: IFS procurement model diagnosis and the proposal of a model that suits its needs, leading to centralization. In order to achieve it, the work identified common goods and services that meet the needs of the Rectory and Aracaju Campus, concurrently, and their specifications; analyzed the suitability of the current organizational structure for centralized purchasing; defined procedural steps for the centralized purchasing model accomplishment. The proposed model may provide greater efficiency in the planning and control of purchases as well as rationalize the administrative activity through the standardization of the purchase items, avoid duplication of processes for acquisition / contracting of the same object; reduce the number of bids; increase the quality of contracted goods and services; provide a reduction of procedural and operational costs by grouping items to achieve economies of scale and improve the division of tasks through the establishment of work processes. This will improve the level of governance in IFS hiring by improving procurement processes with the integration between the purchasing sector and the strategic body of the institution and the alignment of the purchasing processes with the mission and vision of the Federal Institute of Sergipe.
metadata.dc.description.resumo: Este projeto de intervenção tem por objetivo propor um modelo de gestão de compras públicas centralizado para aquisição de bens e serviços comuns no âmbito da Reitoria e do Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe, na expectativa de que o modelo, uma vez implementado, venha a aperfeiçoar o processo de compras e eliminar os problemas existentes nessa área. Baseando-se na literatura sobre compras públicas, com ênfase para o pregão e o procedimento de registro de preços, além de uma abordagem de centralização do processo de compras governamentais, realizou-se pesquisa aplicada e exploratória, com abordagem quantiqualitativa. Utilizando-se a estratégia do estudo de caso, o trabalho foi desenvolvido em duas etapas: o diagnóstico do modelo de compras do IFS e a proposta de um modelo que se adequasse às suas necessidades, conduzindo-o para a centralização. Para tanto, identificou os bens e serviços comuns que atendem às necessidades da Reitoria e do Campus Aracaju, concomitantemente, e suas especificações; analisou a adequação da estrutura organizacional vigente para realização das compras centralizadas; definiu etapas processuais para a implementação do modelo centralizado de compras. O modelo proposto poderá proporcionar maior eficiência no planejamento e controle das compras bem como racionalizar a atividade administrativa mediante a padronização dos itens de compras, evitar a duplicidade de processos para aquisição/contratação de mesmo objeto; reduzir o número de licitações; aumentar a qualidade dos bens e serviços contratados; proporcionar a redução dos custos processuais e operacionais mediante o agrupamento de itens para obtenção de economia de escala e melhorar a divisão de tarefas por meio do estabelecimento de processos de trabalho. Dessa forma, será possível melhorar o nível de governança em contratações do IFS aprimorando os processos de compras com a integração entre o setor de compras e o corpo estratégico da instituição e o alinhamento dos processos de compras com a missão e a visão do Instituto Federal de Sergipe.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25378
Aparece nas coleções:PPGGP - Mestrado em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AdrianaSodreDoria_DISSERT.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.