Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25573
Título: Uma viagem sobre duas rodas: das ruas de Angola para a sala de aula
Autor(es): Bezerra, Lianeide Mayara
Orientador: Dias, Valdenides Cabral de Araújo
Palavras-chave: Africanidades;Lei 10.639/2003;Ensino;Inclusão
Data do documento: 14-Dez-2017
Referência: BEZERRA, Lianeide Mayara. Uma viagem sobre duas rodas: das ruas de Angola para a sala de aula. 2017. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: A bicicleta que tinha bigodes, romance do escritor angolano Ndalu de Almeida, mais conhecido como Ondjaki, conta a história da cidade de Luanda no período pósguerra por meio das memórias de infância dos meninos da rua. Essa história serve como pano de fundo para a realização da sequência básica – de acordo com as concepções de Cosson (2014) – desenvolvida com os alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de ensino de Serra Caiada – RN. O objetivo deste trabalho é investigar de que maneira a literatura africana de língua portuguesa, mais especificamente a angolana, pode contribuir para a aceitação e valorização da história e da cultura afro-brasileira e africana por parte dos alunos. A problemática foi escolhida tendo por base o fato de que apesar de já ter passado mais de uma década da promulgação da Lei 10.639/2003, que institui o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana em todos os estabelecimentos de ensino, são poucas as instituições em que esta lei está, realmente, efetivada. A metodologia utilizada neste trabalho é qualificada como pesquisa-ação – de acordo com as proposições de Thiollent (2011) – tendo em vista que esta se caracteriza pela participação dos alunos envolvidos na pesquisa e, principalmente, pela resolução de um problema de forma colaborativa. Como referencial teórico, usamos as concepções de Cavalleiro (2001), Munanga (2005; 2012) e Praxedes e Praxedes (2014), autores que discutem, dentre outras coisas, a importância da educação para as relações étnico-raciais e a efetivação da Lei 10.639/2003. Sua relevância consiste em debater este assunto tão importante para professores e alunos e cooperar com as reflexões em sala de aula, numa perspectiva inclusiva, minimizando os efeitos do racismo, da discriminação e do preconceito na escola.
Abstract: A Bicicleta que tinha bigodes (The bicycle that had moustache), a novel by the angolan writer Ndalu de Almeida, better known as Ondjaki, tells the story of the city of Luanda in the post-war period through childhood memories of street children. This story serves as a background for the realization of the basic sequence – according to Cosson's (2014) conceptions – developedwith the students of the 7th grade of elementary school in the municipal public school of Serra Caiada (RN). This paper aims to investigate how the african literature of portuguese language, more specifically the angolan, can contribute to the acceptance and appreciation of the history and the afro-brazilian and african culture by the students. The problematic was chosen based on the fact that although having already passed more than a decade of the promulgation of Law 10.639 / 2003, which establishes the teaching of afro-brazilian and african history and culture in all schools, only few institutions have this law actually implemented. The methodology used in this paper is qualified as action research – according to the propositions of Thiollent (2011) – considering that this one is characterized by the participation of the students involved in the research and, mainly, by solving a problem in a collaborative way. As theoretical approach, we use the concepts of Cavalleiro (2001), Munanga (2005 and 2012) and Praxedes and Praxedes (2014), authors who discuss, among other things, the importance of education for ethnic-racial relations and the implementation of the Law 10.639 / 2003. Its relevance is to discuss this important issue for teachers and students and to cooperate with the reflections in the classroom, in an inclusive perspective, minimizing the effects of racism, discrimination and prejudice in school.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25573
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - CN - Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LianeideMayaraBezerra_DISSERT.pdf2,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.