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Title: A (re) orientação como conhecimento profissional para a formação da habilidade de descrever segundo a teoria da assimilação por etapas de Galperin
Authors: Silva Júnior, José Ferreira da
Keywords: Conhecimento profissional;Habilidade;Atividades práticas experimentais;Galperin;Descrever
Issue Date: 28-Feb-2018
Citation: SILVA JÚNIOR, José Ferreira da. A (re) orientação como conhecimento profissional para a formação da habilidade de descrever segundo a teoria da assimilação por etapas de Galperin. 2018. 231f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O estudo trata da formação de habilidades cognitivo-linguísticas, mais especificamente na reorientação de descrever em atividades práticas experimentais no processo de formação inicial docente, na licenciatura em Física do Campus Santa Cruz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O Parecer CNE/CES nº 1.304 de 6/11/2001, o qual assume como competência essencial do egresso da licenciatura em Física a ação de descrever fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais, norteia a formação inicial docente em nosso país. Apoia-se no seguinte questionamento: em que medida a Licenciatura em Física forma habilidades gerais junto a seus estudantes? Propõe-se, como objetivo geral, analisar e desenvolver o processo de reorientação da Base Orientadora da Ação - B.O.A. do tipo III, no processo de formação da habilidade de descrever, utilizando-se, para tanto, atividades práticas experimentais na formação inicial de professores de Física, apoiado na Teoria da Assimilação por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos de Galperin. A relevância e a inovação deste trabalho estão no planejamento, execução e avaliação de uma proposta para a reorientação da habilidade de descrever em atividades práticas experimentais a partir da sua estrutura invariante. Essa estratégia teve por finalidade a assimilação da estrutura operacional da habilidade do plano externo, para o plano materializado, possibilitando ao futuro professor a familiarização com o conceito e as ações necessárias para colocar a descrição em prática. A pesquisa, de natureza qualitativa e quantitativa, fez uso de um experimento pedagógico realizada por meio de um projeto de ensino, com carga horária de 60 horas, envolvendo 30 estudantes do 3º período da Licenciatura em Física. O quadro de resultados permitiu concluir que a reorientação da habilidade de descrever em atividades práticas experimentais, embasada na Teoria da Assimilação por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos de Galperin ocorre de forma consciente, por meio da comunicação científica entre estudantes e professor em nível materializado. Como se trata de um procedimento de atualização de uma habilidade, pressupõe a reconfiguração do nível de desenvolvimento no contexto real dos futuros professores de Física, como componente de sua profissionalização docente.
Abstract: This study deals with the formation of cognitive-linguistic skills, within the reorientation of describing experimental practical activities in the process of teacher training. The research was held within the Undergraduate Course of Physics at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia in Rio Grande do Norte (IFRN), in Santa Cruz municipality. The CNE/CES Opinion – No. 1,304 of November 6, 2001 –, which gives the essential competence of the undergraduate degree in Physics the right to describe natural phenomena, processes and technological equipment in terms of concepts, theories and general physical principles, also guides the teacher training processes in our country. It is based on the following question: to what extent does the Degree in Physics form general skills with its students? It is proposed, as its general objective, to analyze and develop the process of reorientation of the Guiding Basis for Action – G.B.A –, type III, in the formation of the ability to describe, using, for that, experimental and practical activities in the initial formation of teachers of Physics. This process is supported by the Theory of Assimilation through stages of the mental actions, as well as by Galperin Conceptions. The relevance and innovation of this work are in its planning, execution and evaluation of a proposal for the reorientation of the ability to describe in experimental and practical activities, up from its invariant structure. This strategy aimed to understand the operational structure of the external plan's ability to the materialized level, which enables the future teacher to familiarize with the conceptions and actions, which are necessary to put the description into practice. The research – of qualitative and quantitative nature –, made use of a pedagogical experiment, and was carried out by means of a teacher project, through a 60 hour of work, involving 30 third-yearundergraduate students in Physics. The results allowed us to conclude that the reorientation of the ability to describe experimental activities based on the Theory of Staged Assimilation of Mental Actions and Concepts of Galperin occurs in a conscious way through scientific communication among students and teacher at a materialized level. As it is a procedure to update a skill, it presupposes the reconfiguration of the level of development in the real context of the future teachers of Physics, as a component of their teacher professionalization.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25626
Appears in Collections:PPGED - Doutorado em Educação

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