Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25712
Título: O império do grotesco em Fellini e Almodóvar: a desconstrução de estereótipos e estigmas sociais no cinema
Autor(es): Santos, Isadora Araújo
Orientador: Silva, Josimey Costa da
Palavras-chave: Mídia;Cinema;Estética;Grotesco;Estigmas sociais
Data do documento: 29-Mai-2018
Referência: SANTOS, Isadora Araújo. O império do grotesco em Fellini e Almodóvar: a desconstrução de estereótipos e estigmas sociais no cinema. 2018. 150f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Esta pesquisa busca compreender os efeitos de sentido do recurso ao grotesco como forma expressiva nas obras dos cineastas Federico Fellini e Pedro Almodóvar. Para isso, analisamos comparativamente dois filmes: 8½ (FELLINI, 1963) e Tudo Sobre Minha Mãe (ALMODÓVAR, 1999), de maneira a estabelecer relações dialógicas entre as obras analisadas e as demais produções dos diretores a partir de suas representações de corpos estigmatizados. Essa estratégia metodológica nos permitiu discutir o modo estético como os cineastas articulam marcas simbólicas e estereótipos em suas narrativas. Ainda que haja inúmeras diferenças no modo como fazem cinema, é possível aproximá-los no modo como ambos criam tramas labirínticas para personagens transgressores, valendo-se de uma elaboração estética que provoca estranhamento e, assim, contribui para a desconstrução de estereótipos e estigmas sociais. A figura do palhaço, as experiências de vida e as ameaças da morte dimensionam a perspectiva circense do universo de Fellini, que festeja a loucura, o obsceno e o disforme; Almodóvar aboliu as dicotomias certo e errado para convidar o espectador à aberração, à solitude, à marginalidade. Como aporte teórico principal à pesquisa, utilizamos as noções de Goffman (1978) sobre estigma e Soares (2009) acerca de estigma social na mídia, as categorizações do grotesco sob a luz de Sodré e Paiva (2002) e as teorias de cinema cunhadas por Edgar Morin (2014) e Christian Metz (1980). O método de abordagem sugerido por Vanoye e Goliot-Lété (1994) foi o utilizado para analisar os filmes.
Abstract: This research seeks to understand the effects of the use of the grotesque as an expressive form in the works of the filmmakers Federico Fellini and Pedro Almodóvar. For that, we comparatively analyze two films: 8½ (FELLINI, 1963) and All About My Mother (ALMODÓVAR, 1999), to establish dialogic relations between the analyzed works and the other productions of the directors from their representations of bodies stigmatized. This methodological strategy allowed us to discuss the aesthetic way in which filmmakers articulate symbolic marks and stereotypes in their narratives. Although there are innumerable differences in the way they make cinema, is possible to approach them in the way they both create labyrinthine patterns for transgressing characters, using an aesthetic elaboration that provokes estrangement and thus contributes to the deconstruction of stereotypes and social stigmas. The figure of the clown, the life experiences and the threats of death size the circus perspective of the universe of Fellini, who celebrates the madness, the obscene and the deformed; Almodóvar abolished the right and wrong dichotomies to invite the viewer to aberration, solitude, marginality. As a theoretical main contribution to the research, we use Goffman's (1978) notions of stigma and Soares (2009) about social stigma in the media, the categorizations of the grotesque in the light of Sodré and Paiva (2002) and the theories of cinema coined by Edgar Morin (2014) and Christian Metz (1980). The method of approach suggested by Vanoye and Goliot-Lété (1994) was used to analyze the films.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25712
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IsadoraAraujoSantos_DISSERT.pdf3,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.