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Título: Etnomatemática no garimpo: uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem de matemática na perspectiva da resolução de problemas
Autor(es): Lima, Freudson Dantas de
Palavras-chave: Etnomatemática;Garimpo;Resolução de problemas;Produto educacional
Data do documento: 30-Jul-2018
Referência: LIMA, Freudson Dantas de. Etnomatemática no garimpo: uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem de matemática na perspectiva da resolução de problemas. 2018. 186f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Abstract: The present study aims to understand the knowledge and practices of a group of miners who develop their work activities in two mines located in the rural area of the municipality of Parelhas / RN, aiming to investigate, under the light of Ethnomathematics, the signs of mathematical knowledge that are used by these workers, during the process of extraction and commercialization of minerals, with the intention of elaborating a proposal of pedagogical action for the teaching and learning of Mathematics in Basic Education. In order to contemplate these objectives, we are based on the assumptions of Ethnomathematics, the conception of Ubiratan D'Ambrosio, besides other researchers aligned to this theme and teaching and learning methodology through Troubleshooting. In the methodological field, some elements of Ethnography were used, such as the field diary, video recording, semi-structured interview and participant observation. Based on the analysis of the data collected, an Educational Product (Activity Notebook) entitled Saberes e Fazeres no Garimpo: situações-problema para o ensino de Matemática na Educação Básica. In this context, the mentioned pedagogical action proposal was applied to a group of the third year of High School of the State School Monsenhor Amâncio Ramalho, located in the city of Parelhas / RN, under the perspective of teaching and learning methodology through Troubleshooting. As a result of the intervention, students started to have an active and effective participation in the construction of mathematical concepts during the process of solving the problem situations inherent in the socio-cultural context of the mining, understanding and valuing the different ways of understanding and dealing with mathematics that are manifested in out-of-school settings. In view of the results, we can indicate that it is possible to insert in the scope of Mathematics Education, proposals of pedagogical action that link the ethnomathematical knowledge of distinct social groups with problem situations to be worked through the methodology of teaching and learning through Troubleshooting.
Resumo: O presente estudo visa compreender os saberes e fazeres de um grupo de garimpeiros que desenvolvem suas atividades laborais em dois garimpos localizados na zona rural do município de Parelhas/RN, objetivando investigar, à luz da Etnomatemática, os indícios de conhecimentos matemáticos que são utilizados por esses trabalhadores, durante o processo de extração e comercialização de minerais, com o intuito de elaborar uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica. Para contemplar esses objetivos, nos fundamentamos nos pressupostos da Etnomatemática, na concepção de Ubiratan D’Ambrosio, além de outros pesquisadores alinhados à essa temática e na metodologia de ensino e aprendizagem por meio da Resolução de Problemas. No campo metodológico, foram utilizados alguns elementos da Etnografia, tais como, o diário de campo, a gravação de vídeos, a entrevista semiestruturada e a observação participante. A partir das análises dos dados coletados, foi elaborado um Produto Educacional (Caderno de Atividades) intitulado Saberes e Fazeres no Garimpo: situações-problema para o ensino de Matemática na Educação Básica. Nesse contexto, a referida proposta de ação pedagógica foi aplicada em uma turma da terceira série do Ensino Médio da Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho, localizada na cidade de Parelhas/RN, sob a ótica da metodologia de ensino e aprendizagem por meio da Resolução de Problemas. Como resultado da intervenção, os alunos passaram a ter uma participação ativa e efetiva na construção dos conceitos matemáticos durante o processo de resolução das situações-problema inerentes ao contexto sociocultural do garimpo, compreendendo e valorizando as diferentes formas de entender e lidar com as matemáticas que se manifestam em ambientes extraescolares. Diante dos resultados, podemos sinalizar que é possível inserir no âmbito da Educação Matemática, propostas de ação pedagógica que vinculem os conhecimentos etnomatemáticos de grupos sociais distintos com situações-problema a serem trabalhadas através da metodologia de ensino e aprendizagem por meio da Resolução de Problemas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25793
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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