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Título: A atuação de Manoel Dantas na instrução pública norte-riograndense (1897-1924)
Autor(es): Morais, Isabela Cristina Santos de
Orientador: Stamatto, Maria Inês Sucupira
Palavras-chave: República;Instrução pública;Intelectual;Manoel Dantas;História da Educação
Data do documento: 15-Fev-2018
Referência: MORAIS, Isabela Cristina Santos de. A atuação de Manoel Dantas na instrução pública norte-riograndense (1897-1924). 2018. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: Analisamos a educação, através da atuação de M. Dantas enquanto Diretor Geral da Instrução Pública do RN, apresentando suas contribuições, considerando-o enquanto intelectual republicano no Estado do Rio Grande do Norte. Estabelecemos como recorte temporal do estudo o período de 1897 quando o referido seridoense assume o cargo de Diretor Geral até 1924, ano que marca a sua morte. A realização desta pesquisa teve como incentivo contribuir com a História da educação Brasileira, a partir do prisma da história regional considerando sua contribuição para a Memória do Rio Grande do Norte. O desenvolvimento desta iniciou com análise bibliográfica acerca dos estudos históricos sobre República e educação no fim do século XIX e início do século XX, para embasar a compreensão teórica do assunto. Como principais fontes históricas, analisamos as páginas dedicadas à instrução pública nos Relatórios de Presidente de Província, com destaque para os feitos de Manoel Dantas em âmbito educacional; os artigos sobre instrução pública escritos por M. Dantas nos Jornais O Povo, utilizamos este jornal como suporte para compreender os primeiros ideais de Manoel Dantas sobre instrução. Destacamos portanto, que a partir do periódico A República encontramos subsídios para a atuação de Manoel Dantas enquanto Diretor, inspetor agrícola e representante do Estado nos Congressos de Geografia, sendo esta fonte essencial para o desenvolvimento da pesquisa, assim como a Revista criada pela associação dos professores, a Pedagogium, que trouxe significativas informações ao nosso estudo. Utilizamos também legislação educacional, principalmente o decreto de criação do cargo de diretor da instrução pública, como suporte para a construção desta escrita dissertativa. Esta pesquisa está inserida no âmbito da História da Educação, compreendendo em seu aporte teórico autores da Nova História Cultural. Compreendemos portanto, que a atuação de Manoel Dantas em defesa da instrução pública estava completamente embasada pelo ideário republicano, e este posicionamento político conduziu suas ações em prol da instrução, onde colaborou ativamente durante sua vida, constituindo assim ao longo de seu percurso social, importantes contribuições para a educação do Rio Grande do Norte no fim do século XIX e início do século XX, legando a posteridade importante colaboração à História da Educação deste Estado.
Abstract: We analyzed education by the proceeding of M. Dantas as Public Instruction’s General Director of RN, presenting his contributions, being considered as a republican intellectual in the State of Rio Grande do Norte. We established as a temporal cut of the study the period from 1897, when he assumed the position of General Director, until 1924, the year that marks his death. The accomplishment of this research was pushed by the contribution to History of Brazilian education, from the prism of the regional history considering its contribution to the Memory of Rio Grande do Norte. Its development began with a bibliographical analysis of the historical studies on the Republic and education in the late nineteenth and early twentieth centuries to support the theoretical understanding of the subject. As main historical sources, we have analyzed the pages dedicated to public education in the Reports of Province President, highlighting the achievements of Manoel Dantas in education; the articles on public instruction written by M. Dantas in The People's Newspapers, we have used this newspaper as a support to understand Manoel Dantas' early ideals of instruction. We emphasize, therefore, that from the newspaper The Republic we find subsidies for the performance of Manoel Dantas as Director, agricultural inspector and representative of the State in the Geography Congresses, being that the essential source for the development of the research, as well as the Magazine created by the association of teachers, the Pedagogium, which brought significant information to our study. We also use educational legislation, especially the decree creating the position of director of public education, as a support for the construction of this writing. This research is part of the History of Education, including in its theoretical contribution authors of the New Cultural History as: Jaques Le Goff (1994), Bronislaw Backzo (1985), Sirinelli (1997) Bloch (2001) Burke (1992), Certau (1976). We therefore understand that Manoel Dantas' proceeding in defense of public education was completely based on the Republican ideology, and this poetic position led his actions in favor of education, where he actively collaborated during his life, thus constituting throughout his social journey important contributions to the education of Rio Grande do Norte in the late nineteenth and early twentieth century, leaving posterity important collaboration to the History of Education in this state.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25804
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