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Title: Consensos e assimetrias nas políticas curriculares para a disciplina de história no ensino médio Brasileiro (1998 - 2012)
Authors: Souza, Kleber Luiz Gavião Machado De
Keywords: Políticas educacionais;Conteúdos históricos;Currículo;Ensino de História;Ensino Médio
Issue Date: 26-Feb-2016
Citation: SOUZA, Kleber Luiz Gavião Machado de. Consensos e assimetrias nas políticas curriculares para a disciplina de história no ensino médio Brasileiro (1998 - 2012). 2016. 262f. Tese (Doutorado Em Educação) - Centro De Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: A presente tese investiga os conteúdos escolares em três instâncias de objetivação docurrículo de História para o Ensino Médio brasileiro circunscritas entre o período de 1998 a2012. Através dos conceitos de políticas educacionais, currículo e conteúdos, buscamosinvestigar os consensos e assimetrias entre conceitos, competências e habilidades presentes noExame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no Programa Nacional do Livro Didático(PNLD) em comparação com às prescrições contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionaispara o Ensino Médio (PCNEM). As fontes utilizadas na pesquisa foram: as três versões dosPCNEM de História (1998, 2003 e 2006); as matrizes de referência e questões do ENEMentre 1998 a 2012 e os editais e coleções didáticas do PNLD da disciplina para o EnsinoMédio. No processo de leitura, extração, categorização e análise das fontes utilizamos osprocedimentos metodológicos da Análise de conteúdo. A hipótese que norteia o estudo é a deque os livros didáticos de História, provas do ENEM e demais documentos referentes a essaspolíticas, apresentam profundas dissonâncias em relação aos conhecimentos, competências ehabilidades expressos nos PCNEM. Assim, na ausência de currículos sistêmicos (para além dafunção de “orientar”), juntamente com a negação dos PCNEM e de qualquer outrapossibilidade de currículos nacionalmente válidos, transfere-se para as matrizes do ENEM opapel de pautar o currículo de história brasileiro. A investigação sobre a simetria entrepolíticas curriculares distintas encontra a sua devida pertinência dentro da atual discussãosobre os limites e possibilidades de criação de uma Base Nacional Curricular Comum(BNCC) para a disciplina História.
Abstract: The present thesis investigates school contents in three instances of objectification of History curriculum for Brazilian High School circumscribed in the period between 1998 and 2012. Through educational policies concepts, curriculum and contents, we seek to investigate the consensus and asymmetries among concepts, competences and abilities present in the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) and Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) in comparison to the prescriptions contained in the Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). The sources used in the research were: the three versions of History PCNEM (1998, 2003 and 2006); the reference matrices and ENEM questions between 1998 and 2012 besides the public notices and didactic collections of the PNLD for the subject to High School. In the process of reading, extraction, categorization and analysis of the sources were utilized methodological procedures of the Content Analysis. The hypothesis that orient the study is that the History didactic books, ENEM tests and other documents related to these policies have deep dissonances in relation to knowledge, competences and abilities expressed in the PCNEM. Thus, in the absence of systemic curriculums (beyond the role of "orient"), along with the denial of PCNEM and another possibility of nationally valid curriculums, it is transferred to the matrices of ENEM the role of interlining the Brazilian History curriculum. Research on the symmetry between distinct curriculum policies finds its proper relevance in the current discussion about the limits and possibilities of creating the common curriculum national base (Base Nacional Curricular Comum - BNCC) for History subject
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25905
Appears in Collections:PPGED - Doutorado em Educação

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