Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25927
Título: A ruptura das máscaras e das tradições em Lavoura Arcaica
Autor(es): Farias Neto, Fernando Paulo de
Palavras-chave: Lavoura Arcaica;Máscaras;Tradição;Desejo;Devir
Data do documento: 25-Jun-2018
Referência: FARIAS NETO, Fernando Paulo de. A ruptura das máscaras e das tradições em Lavoura Arcaica. 2018. 97f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Abstract: Al introducir las concepciones teóricas de Deleuze y Guattari (2011a) sobre los signos rizomáticos del deseo como un proceso ocasional del lenguaje, eventualidad o virtualidad, manifestándose en medio a la multiplicidad de los afectos, afectando los cuerpos, mezclándolos, la presente investigación instaura discusiones sobre la problemática de acciones-pasiones, como agenciamiento de lenguajes mientras máquina literaria deseante, en la obra Lavoura Arcaica (1975), de Raduan Nassar. Anclado a ese universo afectivo, también abordaremos el espacio de las minorías que, al mismo tiempo, confronta y no-confronta la estructura instituida, tradicional, posibilitando, mismo con esa dualidad, una apertura a las voces excluidas, al revelar las imágenes del deber de cada miembro de la familia representada en la narrativa y provocar, en todos ellos, la desterritorialización junto a los microsistemas políticosociales impuestos como subordinación patriarcal castradora; y al dar nuevos significados a sus sentidos, reterritorializándo los, introduciendo el amor como mecanismo de lenguaje y de pensamiento, en un régimen que afecta y deconstruye las máscaras, las representaciones burguesas del deseo, del amor y del erótico. En confluencia con el contradiscurso rizomático generador de deberes inesperados e insospechado de los dos filósofos franceses Gilles Deleuze y Félix Guattari y la literatura del autor brasileño, extendemos nuestras análisis juntamente a la teórica entre otros pensadores pertinentes al tema de la investigación. Considerando las afinidades entre saberes como literatura, estética y filosofía, la ficción de Raduan Nassar, conforme Deleuze, no se restringe a las constantes del logocentrismo y de su voz despótica, y se extiende a las variaciones, haciendo “tartamudear la lengua o hacerla ‘piar’, y extrae de ahí gritos, clamores, alturas, duraciones, timbres, acentos, intensidades, amor”
Resumo: Ao introduzir as concepções teóricas de Deleuze e Guattari (2011a) sobre os signos rizomáticos do desejo como um processo ocasional da linguagem, eventualidade ou virtualidade, manifestando-se em meio à multiplicidade das afeições, afetando os corpos, misturando-os, a presente pesquisa instaura discussões sobre a problemática das ações-paixões, como agenciamento de linguagens enquanto máquina literária desejante, na obra Lavoura Arcaica (1975), de Raduan Nassar. Ancorado a esse universo afetivo, também abordaremos o espaço das minorias que, ao mesmo tempo, confronta e não-confronta a estrutura instituída, tradicional, possibilitando, mesmo com essa dualidade, uma abertura às vozes excluídas, ao revelar as imagens do devir de cada membro da família representada na narrativa e provocar, em todos eles, a desterritorialização junto aos microssistemas político-sociais impostos como subordinação patriarcal castradora; e ao ressignificar seus sentidos, reterritorializando-os, introduzindo o amor como mecanismo de linguagem e de pensamento, em um regime que afeta e desconstrói as máscaras, as representações burguesas do desejo, do amor e do erótico. Em confluência com o contradiscurso rizomático gerador de devires inesperados e insuspeitos dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari e da literatura do autor brasileiro, estendemos nossas análises juntamente à teórica de outros pensadores pertinentes ao tema da pesquisa. Considerando as afinidades entre saberes como literatura, estética e filosofia, a ficção de Raduan Nassar, conforme Deleuze (2011b), não se restringe às constantes do logocentrismo e de sua voz despótica, e se estende às variações, fazendo “Gaguejar a língua, ou fazê-la ‘piar’, e extrair daí gritos, clamores, alturas, durações, timbres, acentos, intensidades, amor”.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25927
Aparece nas coleções:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rupturamáscarastradições_FariasNeto_2018.pdf822,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.