Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25928
Título: Representações Sociais de preservação ambiental construídas pelos residentes em Manaus: identificação de sentidos visando à ação educativa
Autor(es): Pitanga, Maria Eunice Sá
Palavras-chave: Representações Sociais;Preservação Ambiental;Núcleo Central das Representações;Amazônia
Data do documento: 23-Fev-2016
Referência: PITANGA, Maria Eunice Sá. Representações Sociais de preservação ambiental construídas pelos residentes em Manaus: identificação de sentidos visando à ação educativa. 2016. 165f. Tese (Doutorado Em Educação) - Centro De Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: No panorama global e na atualidade brasileira, o tema de preservação ambiental tem despertado interesse de órgãos governamentais e de instituições vinculadas a sociedade civil, em decorrência de problemas econômicos e financeiros, que são atribuídos a determinados fatores climáticos. Tendo como pressuposto básico a importância dos saberes do senso comum para a elaboração de estratégias educativas que contribuam com o enfrentamento desse problema desenvolve-se essa pesquisa respaldada pela Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e pela teoria de Jean-Claude Abric, denominada Teoria do Núcleo Central. Teve-se como objetivo, aprender as representações sociais de preservação ambiental construído pelos residentes da cidade Manaus/AM, especialmente, na zona urbana. No desenvolvimento das atividades investigativas, adotou-se uma metodologia quanti-qualitativa, tendo como instrumento de investigação, a análise documental e a aplicação de um formulário de associação livre de palavras a 400 sujeitos, cujos resultados foram submetidos ao tratamento do software EVOC (2003), desenvolvido por Pierre Verges. Estabeleceram-se os seguintes critérios de participação: pessoas na faixa etária entre 20 e 50 anos, que fossem alfabetizadas e residissem na cidade de Manaus/AM. há pelo menos, seis anos. Os resultados indicam existir, em Manaus, uma representação social sobre preservação ambiental cuja estrutura e dada pelos campos semânticos "cuidado", como elemento prescritor de "floresta" como elemento descritor. Ao contrario da hipótese de partida, sobre a possibilidade da existenciaa de várias representações sociais, dada a diversidade social e étnica de Manaus, a análise segmentada por bacia hidrográfica evidenciou não haver variações significativas, de acordo com a teoria núcleo central, para justificar a existência de mais de uma representação social sobre o objeto pesquisado.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25928
Aparece nas coleções:PPGED - Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RepresentacaoSocialPreservacaoAmazonia_Pitanga_2016.pdf89,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.