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Title: Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN
Authors: Silva, Rosinete Paulino Da
Keywords: Comunidade quilombola;Identidade étnicorracial;Criança negra
Issue Date: 10-Dec-2014
Citation: SILVA, Rosinete Paulino da. Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN. 2014. 256f. Dissertação (Mestrado Em Antropologia Social) - Centro De Ciências Humanas, Letras E Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: Les enfants sont en tout le part du monde. Quoique la population brésilienne soit vieillissant, le Brésil est encore un pays considéré essentiellement jeune, il y a environs 29 million d'enfants qui ont neuf ans et 45 millions de jeunes de 10 à 19 ans. Les enfants sont sur les places, aux orphelinats, dans les institutions destinées au confinement, dans les rues, dans les écoles, au champ, dans l'église, dans les maisons de prostitution, seuls ou accompagnés, les enfants sont en tout le part du territoire brésilien. Leurs histoires et leurs destins sont distants. Notablement, ces sujets sociaux étaient historiquement tus, relégués au anonymat et à la violence symbolique et physique; leurs histoires, en plusieurs cas, que ne sont pas raconté directement à nous par eux. Au passé ou même dans la vie quotidienne est par rapport de la «parole» et de la «voix» d'adulte qu'ont la connaissance des enfants et du monde de l'enfance. On a une dette historique avec eux, c'est pour cette raison qu'on voit la nécessité d'écouter leurs paroles, leurs silences et d'autres manières d'expressions. Au bout, ce travail consiste en faire des recherche du procès de constitution de l'identité on écoute les voix des enfants qui habitent dans la communauté quilombola d'Acauã – Poço Branco/RN. Ce travail a été développé dans l'École Municipal Maria Francisca Catarina da Silva, située dans la communauté du quilombola, englobant les sujets qui étudient là-bas au tour matutinal et vespéral dans l'année 2013. On a eu l'intention de connaître et analyser la dimension sociale, culturelle et politique d'un enfant avec ses spécificités vérifiés au contexte social qui lui insère. Mais encore, dans ce temps et espace, on a recherché comprendre les pratiques culturelles, la langage, les relations sociales expérimentées dans son contexte. Étant donné qu'on imagine un enfant que construit quotidiennement son identité au début des années qu'il commence à apprendre les significations et les sens d'être noir dans une société fortement préjugé et discriminatoire.
Portuguese Abstract: As crianças brasileiras estão em todos os lugares do mundo. No Brasil, embora a população esteja envelhecendo, ainda é um país considerado essencialmente jovem, são cerca de 29 milhões de crianças com até nove anos de idade e aproximadamente 45 milhões de jovens de 10 a 19 anos. As crianças estão nas praças, nos orfanatos, em instituições de confinamento, nas ruas, nas escolas, na lavoura, igrejas, nos prostíbulos, sozinhas ou acompanhadas as crianças estão por toda parte do território brasileiro. As suas origens, históprias e destinos são distintos. Notadamente esses sujeitos sociais foram historicamente silenciados, relegados ao anonimato e a violência simbólica e física; sua história, na maioria das vezes, não nos é contada diretamente por eles. No passado e mesmo nos dias atuais é por meio da "palavra" e da “voz” do adulto, que temos conhecimento das crianças e do mundo da infância. Temos uma dívida histórica com esses sujeitos, o que torna cada vez mais necessário ouvi-las em suas palavras, seus silêncios e outras formas de expressão. Neste sentido, o presente estudo pretende investigar o processo de constituição identitária partindo das vozes das próprias crianças que moram na comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco/RN. O trabalho foi desenvolvido na Escola Mun. Maria Francisca Catarino da Silva, localizada na própria comunidade quilombola, envolvendo os sujeitos que nessa escola estudam no turno matutino e vespertino do ano letivo de 2013. Pretendeu-se conhecer e analisar a dimensão social, cultural e política de uma criança com especificidades conferidas pelo contexto social na qual estva imersa. Mais ainda, nestes tempos e espaços procurou-se compreender as práticas culturais, a linguagem, relações sociais vivenciadas no seu contexto. Para tanto, pensamos uma criança que constrói cotidianamente sua identidade e desde a mais terna idade aprende os significados e sentidos de ser negra em uma sociedade fortemente preconceituosa e discriminatória.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25949
Appears in Collections:PPGAS - Mestrado em Antropologia Social

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