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Title: Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA)
Authors: Medeiros, Edilene Ferreira de
Keywords: Ensino de Biologia;Fotossíntese;Argumentação;Respiração;Predizer-Observar-Argumentar
Issue Date: 30-Jul-2018
Citation: MEDEIROS, Edilene Ferreira de. Desenvolvendo habilidades argumentativas em aulas de Biologia: uma atividade experimental baseada na perspectiva Predizer, Observar e Argumentar (POA). 2018. 155f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Abstract: There is an important process in the discourse of science, which should be promoted in the classroom. In this context, teaching students to argue scientifically is a pedagogical goal, although studies indicate that they have difficulty constructing quality arguments. In view of this scenario, the objective of this work was to provide situations to develop argumentative abilities in high school students of the IFRN from an experimental activity entitled "Energy metabolism in plants: photosynthesis and respiration" and structured from the Predict-Observe and Argue. At the end of the intervention, the oral discourse and the written arguments produced by the student groups were evaluated, using the Jiménez-Aleixandre (1998) and Mcneill et al. (2006). As a result of the intervention the groups produced well-structured arguments, presenting data, justifications, basic knowledge and conclusion, and with the specific content accepted by the scientific community. As a result, we observed that after the activities the students presented written arguments partially valid and / or totally valid. Group 01 revealed a better coordination between the elements of the argument when compared to group 02. Considering the results we can signal that it is possible to teach students to argue from experimental activities structured in the perspective of Observation-Argumentation.
Portuguese Abstract: Há um consenso na literatura atual que considera a argumentação como um processo importante no discurso da ciência, a qual deve ser promovida em sala de aula. Neste contexto, ensinar os estudantes a argumentarem cientificamente é um objetivo pedagógico, apesar de estudos sinalizarem que eles têm dificuldades em construir argumentos de qualidade. Diante desse cenário, o objetivo desse trabalho foi propiciar situações para desenvolver habilidades argumentativas em estudantes do ensino médio do IFRN a partir de uma atividade experimental intitulada “Metabolismo energético nos vegetais: fotossíntese e respiração” e estruturada a partir da perspectiva PredizerObservar e Argumentar. Ao fim da intervenção foram avaliados o discurso oral e os argumentos escritos produzidos pelos grupos de estudantes utilizando, respectivamente, os Modelos de Jiménez-Aleixandre (1998) e Mcneill et al. (2006) adaptados. Como resultado da intervenção os grupos produziram argumentos bem estruturados, apresentando dados, justificativas, conhecimento básico e conclusão, e com o conteúdo específico aceito pela comunidade científica. Como resultados observamos que após as atividades os estudantes apresentaram argumentos escritos parcialmente válidos e/ou totalmente válidos. O grupo 01 revelou melhor coordenação entre os elementos do argumento quando comparado ao grupo 02. Diante dos resultados podemos sinalizar que é possível ensinar aos alunos a argumentarem a partir de atividades experimentais estruturadas na perspectiva Previsão-Observação-Argumentação.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25972
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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