Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25984
Título: A formação do homem e do cidadão no Emílio ou da educação de J.-J. Rousseau
Autor(es): Casado, Marcos Saiande
Orientador: Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de
Palavras-chave: Formação do homem;Formação do cidadão;Rousseau;Emílio ou da educação
Data do documento: 6-Ago-2018
Referência: CASADO, Marcos Saiande. A formação do homem e do cidadão no Emílio ou da educação de J.-J. Rousseau. 2018. 92f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como tema o projeto de formação do homem e do cidadão na obra Emílio ou Da Educação de Jean-Jacques Rousseau (2014a). Com primeira edição publicada no ano de 1762, representa, ainda hoje, importante marco para os estudos em educação, filosofia e política. O principal objetivo de nosso estudo é de tentar remontar o projeto de formação do homem e do cidadão, de modo a estabelecer uma unidade, pois não tendo Rousseau deixado clara a articulação entre essas dimensões, cabe ao leitor estabelecer o fio condutor que unirá as diversas perspectivas de seu pensamento. Para tanto, escolhemos como fonte de pesquisa grande parte dos textos que constituem a obra de Rousseau, bem como a bibliografia produzida pelos principais intérpretes que se dedicaram ao tema. Como resultado, aponta que há uma unidade no projeto de formação do homem e do cidadão, mas também que, para encontrar essa unidade, era necessário remontar os elementos que Rousseau entendia como essenciais da natureza humana.
Abstract: Le présent travail a pour thème le projet de formation de l'homme et du citoyen dans l'œuvre Emílio ou Da Educação de Jean-Jacques Rousseau (2014a). Ce livre, dont la première édition a été publiée en 1762, représente encore aujourd´hui un important repère pour les études en éducation, en philosophie et en politique. L'objectif principal de notre étude est d'essayer de remonter le projet de formation de l'homme et du citoyen, de manière à établir une unité, puisque Rousseau n´ayant pas fait clairement le lien entre ces dimensions, il appartient au lecteur d'établir le fil qui unira les différentes perspectives de sa pensée. Pour ce faire, nous avons choisi comme source de recherche une grande partie des textes qui constituent l'œuvre de Rousseau, ainsi que la littérature produite par les principaux interprètes qui se sont consacrés à ce thème. En conséquence, notre travail montre qu'il y a une unité dans le projet de formation de l'homme et du citoyen, mais aussi que, pour retrouver cett unité il fallait repérer les éléments que Rousseau considérait comme étant essentiels de la nature humaine.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25984
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formaçãohomemcidadão_Casado_2018.pdf744,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.