Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26020
Title: A (re)leitura do mundo por meio da leitura de charges no Ensino Fundamental
Authors: Honorato, Erick Priscila da Costa Siqueira
Keywords: Charge;Gênero discursivo;Relações dialógicas;Leitura;Sequência didática
Issue Date: 20-Dec-2017
Citation: HONORATO, Erick Priscila da Costa Siqueira. A (re)leitura do mundo por meio da leitura de charges no Ensino Fundamental. 2017. 286f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Abstract: The present work aims to systematize an intervention proposal for elementary education II with a focus on reading cartoons. This proposal was elaborated from the guidelines of the NCPs that have oriented the development of reading skills of multiple texts modeled in different languages. In this sense, the discursive genre selected was the charge because it is a multimodal text that requires a situated reader. We aim with this proposal to develop activities that favor reflection on the production situation, the sense produced by verbal and nonverbal elements, dialogic relations, style and controversy (the clash of voices). In this way, it is intended to make the student (re) think his place in the world and perceive himself / herself capable of interacting with the other (s) in a more active way, that develops and executes reading strategies that go beyond the mere decoding of data and "grammatical" analysis. The group selected for the intervention are the students of the 9th grade A of the Alceu Amoroso Lima State School, municipality of Natal / RN. We take as theoretical contribution, the dialogical conception of the language of the Circle of Bakhtin (2003); The Bakhtinian conception of discursive genre (2003); The reflections, concept and use of the charge by Dellanos Rios (2008); The application of didactic sequence postulated by Schneuwly, Noverraz and Dolz (2004) as didactic model for intervention. As result, the research contributes for the development of strategies in the work with the reading of texts in real situations of communication fomenting the discussion about modeled texts under the perspective of use and reflection of discursive and stylistic aspects. In other words, aspects that provide to the student the acquisition of a better control of one`s own learning.
Portuguese Abstract: O presente trabalho tem como objetivo sistematizar uma proposta de intervenção no ensino para os anos finais do Ensino Fundamental II com foco na leitura de charges. Essa proposta foi elaborada a partir dos encaminhamentos dos PCN que têm orientado para o desenvolvimento de competências leitoras de múltiplos textos modelizados em diferentes linguagens. Nesse sentido, o gênero discursivo selecionado foi a charge, por ser um texto multimodal que exige um leitor situado. Visou-se, com essa proposta, desenvolver atividades que privilegiassem a reflexão sobre a situação de produção, o sentido produzido por elementos verbais e não verbais, as relações dialógicas, o estilo e a polêmica (o embate de vozes). Dessa forma, pretendeu-se fazer com que o aluno (re)pensasse seu lugar no mundo e se percebesse capaz de interagir com o(s) outro(s) de forma mais ativa, ao mesmo tempo que desenvolvesse e executasse estratégias de leitura que fossem além da mera decodificação de dados e da análise “gramatiqueira”. A turma selecionada para a intervenção foi o 9º ano A da Escola Estadual Alceu Amoroso Lima, no município de Natal/RN. Tomou-se como aporte teórico a concepção dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin (2003), a concepção bakhtiniana de gênero discursivo (2003), as considerações a respeito do processo de leitura de Freire (2006), Benevides (2008) e Solé (1998), as reflexões, conceito e utilização da charge por vários autores, dentre eles, Dellanos Rios (2008), Fernanda de Moura Ferreira (2011), Alexandra Bressanin (2015), Oliveira, Silva e Carvalho (2015), e a Sequência Didática postulada por Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004) como modelo didático para a intervenção. Como resultado, a pesquisa contribui para o desenvolvimento de estratégias no trabalho com a leitura de textos em situações reais de comunicação e fomentando a discussão sobre textos modelizados sob a perspectiva do uso e da reflexão de aspectos discursivos e estilísticos. Ou seja, aspectos que propiciem ao aluno a aquisição de um maior controle sobre a própria aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26020
Appears in Collections:PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(Re)leituramundomeio_Honorato_2017.pdf18,38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.