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Título: Reflexões sobre a formação e desenvolvimento de coleções de uma biblioteca universitária: novas perspectivas a partir de Uma Teoria da Justiça de Rawls
Título(s) alternativo(s): Reflections on the formation and development of collections in a university library: new perspectives from A Justice Theory from Rawls
Autor(es): Oliveira, Magali Araújo Damasceno de
Palavras-chave: Teoria da justiça;Justiça como equidade;Política de formação e desenvolvimento de coleções;Bibliotecas universitárias;Relato de experiência – BSESUFRN
Data do documento: 3-Set-2018
Citação: OLIVEIRA, Magali Araújo Damasceno de. Reflexões sobre a formação e desenvolvimento de coleções de uma biblioteca universitária: novas perspectivas a partir de Uma Teoria da Justiça de Rawls. 2018. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: The great information flow available in different supports manifests the need to seek strategies that best fit the current reality experienced by university libraries, to form and maintain their collections consistent with the institutional objectives and the needs of the community. This fact is also experienced in the Sectorial Library of the Health School of the Federal University of Rio Grande do Norte, research locus. Despite she uses it’s own institutional instrument, the policy of formation and development of collections, which guides the necessary ways to control and manage collections, presents some obstacles that interfere the implementation from effective policies intended for the progress of the process because involve particularities of each unit of information. In this way, it’s considered relevant to investigate this phenomenon during the dissertation when choosing for the use of bibliographical and documentary research in conjunction with the experience report as a form to present the difficulties faced by the library under study. It aims to discuss and investigate how to make the process of Library Collections and Development of the UFRN Library System something fair using the guidelines and the orientation from John Rawls contained in his work A theory of justice. And how can she meet the reality of the Sectorial Library of the Health School. It is intended, therefore, reflect on the best decision-making to solve a problem of ethical order applied, so that it is possible to balance and distribute assets equally at the moment of scarcity to increase physical structure, where existing resources are moderate and the consecutive benefits are not always satisfactory for all. Checked that, the question of how to promote a just, stable and cooperative academic community among free and equal people require partnership between the concepts, the interdisciplinary between areas. The answer cannot be simply theoretical, but practical and therefore, made it possible to reflect how to proceed with the conflicts between the possible and the desirable in a plural environment such as the university.
metadata.dc.description.resumo: O grande fluxo informacional disponível em diferentes suportes manifesta a necessidade de buscar estratégias que melhor se adequem a realidade atual vivida pelas bibliotecas universitárias, a de formar e manter seus acervos condizentes com os objetivos institucionais e às necessidades de sua comunidade. Esse fato também é vivenciado na Biblioteca Setorial da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, locus da pesquisa. Apesar dela utilizar instrumento institucional próprio, a política de formação e desenvolvimento de coleções, que orienta quais os caminhos necessários para controlar e administrar acervos, apresenta alguns entraves que dificultam a execução de políticas efetivas destinadas para o andamento do processo por que envolvem particularidades de cada unidade de informação. Desta maneira, considera-se relevante investigar esse fenômeno no decorrer da dissertação ao optar pela utilização da pesquisa bibliográfica e documental em conjunto com o relato de experiência como forma de apresentar as dificuldades enfrentadas pela biblioteca em estudo. Objetiva-se discutir e averiguar como tornar o processo de Formação e Desenvolvimento de Coleções do Sistema de Bibliotecas da UFRN algo justo utilizando as diretrizes e orientações de John Rawls contidas na sua obra Uma teoria da justiça. E como ela pode atender a realidade da Biblioteca Setorial da Escola de Saúde. Pretende-se, portanto, refletir sobre qual a melhor tomada de decisão para resolver um problema de ordem de ética aplicada, de forma que seja possível equilibrar e distribuir os bens igualitariamente no momento em que há a escassez para ampliação de estrutura física, em que os recursos existentes são moderados e os benefícios consecutivos nem sempre são satisfatórios para todos. Verificou-se que, o questionamento de como promover uma comunidade acadêmica justa, estável e cooperativa entre pessoas livres e iguais, requer parceria entre os conceitos, a interdisciplinaridade entre as áreas. A resposta não pode ser simplesmente teórica, mas prática e, portanto, possibilitou refletir como proceder com os conflitos entre o possível e o desejável num ambiente plural como a universidade.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26029
Aparece nas coleções:PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais

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