Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26037
Title: Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru
Authors: Oliveira, Ruy Medeiros de
Advisor: Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros
Keywords: Método Canguru;Educação em saúde;Aprendizagem;Mediação tecnológica;AVASUS
Issue Date: 6-Jun-2018
Citation: OLIVEIRA, Ruy Medeiros de. Desenvolvimento de uma metodologia pedagógica para construção de cursos mediados por tecnologia a partir de modelos presenciais: um estudo aplicado ao método canguru. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O Curso Presencial em Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso: O Método Canguru, que norteia uma política de Saúde Pública utilizada pelo Ministério da Saúde do Brasil, a partir de 2000, funciona na Maternidade Escola Januário Cicco desde 2002. Serve como modelo assistencial humanizado ao binômio mãe/recém-nascidos de baixo peso, contribuindo para redução da morbimortalidade neonatal. A necessidade de formação de profissionais do SUS para utilização do referido método em todo o país gerou a demanda do uso da mediação tecnológica no processo formativo, a partir da disponibilização do curso na plataforma AVASUS. A adaptação e a criação de metodologia específica para esses fins foi o objeto central deste estudo. Para isso, este estudo tem por base uma pesquisa-ação a fim de detectar necessidades de formação e de mediações pedagógicas do público-alvo. A partir dessa fundamentação e do referencial teórico em educação, cria uma metodologia pedagógica inovadora na construção de cursos mediados por tecnologia para formação humana em saúde, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo de construção de cursos com mediação tecnológica desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação Tecnologia de Saúde/SEDIS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesse processo de construção do curso, voltado para a Educação em saúde, faz uso de uma perspectiva multidimensional para avaliação da qualidade dos conteúdos educacionais, dando origem a um novo designer pedagógico para o conteúdo utilizado.
Abstract: The face-to-face Course in Humanized Care of the Low-Birth Newborn: Kangaroo Method, which has guided a Public Health policy used by Brazil Health Ministry, since 2000, has functioned at Januário Cicco School Maternity from 2002. It has served as a humanized care model to the mother / low birth weight binomial, contributing to the reduction of neonatal morbidity and mortality. The need to training professionals from SUS to use this method throughout the country generated the demand for the use of technological mediation in the training process, from the availability of the course on the AVASUS platform. Adaptation and creation of specific methodology for these purposes was the central object of this study. To this, this study is based on an action research in order to detect training needs and pedagogical mediations of the target audience. Based on this foundation and the theoretical reference in education, it has created an innovative pedagogical methodology in the construction of technology-mediated courses for human health training, contributing to the improvement in process of course construction with technological mediation developed by the Laboratory of Innovation in Health Technology/SEDIS from the Federal University of Rio Grande do Norte. In this process of course construction, focused on Health Education, has made use of a multidimensional perspective to evaluate the quality of educational contents, giving rise to a new pedagogical designer for the content used.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26037
Appears in Collections:MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desenvolvimentometodologiapedagógica_Oliveira_2018.pdf5.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.