Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26157
Título: A voz do dono e o dono da voz: propriocepção na preparação vocal do ator
Autor(es): Sousa, Clara Talha Melo de
Orientador: Araújo, José Sávio Oliveira de
Palavras-chave: Belting contemporâneo;Propriocepção;Expressão vocal
Data do documento: 30-Jan-2017
Referência: SOUSA, Clara Talha Melo de. A voz do dono e o dono da voz: propriocepção na preparação vocal do ator. 2017. 80f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: A presente dissertação é o registro de uma investigação teórico-prática realizada com o objetivo de apresentar estratégias de preparação vocal que potencializem as capacidades vocais dos atores de Teatro, como forma de contribuir para o desenvolvimento de suas identidades vocais, técnicas pessoais e rotinas de aquecimento e desaquecimento vocal, com base no conceito de propriocepção conforme Damásio (2011). A questão principal que impulsionou a pesquisa aqui registrada se refere à carência de procedimentos para a formação vocal dos atores, baseados em princípios próprios do Teatro e que privilegiem a preservação das características dos indivíduos envolvidos, em vez de buscarem a reprodução de modelos e formas estéticas tradicionais. Como procedimentos metodológicos, além da indispensável revisão bibliográfica sobre o tema, averiguamos a relevância do trabalho de expressão vocal com técnicas como o método Belting Contemporâneo, tendo em vista expandir a imagem vocal, a respiração e a percepção da voz e seus recursos em um grupo de quinze atores adolescentes. Como culminância das sessões experimentais e para enriquecer nossa reflexão crítica, fizemos o acompanhamento e documentação de uma experimentação cênica com o grupo Cabe na sacola, formado por estudantes do IFPB – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. Os resultados foram avaliados na Clínica Escola de Fonoaudiologia da UFPB – Universidade Federal da Paraíba – e demonstraram melhoras respiratórias e fonatórias.
Abstract: This dissertation is the record of a theoretical and practical research on vocal preparation strategies that enhance the vocal abilities of theater actors, in order to contribute to the development of their vocal identities, personal techniques and warm-up routines and vocal slowdown, with based on the concept of proprioception as Damasio (2011). Ascertained the relevance of utterance work with techniques such as Belting Contemporary method, in order to expand the vocal image, breathing and perception of voice and its resources in a fifteen group teenage actors. As a culmination of the experimental sessions and to enrich our critical reflection, we made the monitoring and documentation of a scenic experimentation with It group” Cabe na Sacola”, formed by students of IFPB - "Federal Institute of Science Education and Technology of Paraíba", the results were evaluated at the Clinical School of Speech, Federal University of Paraíba UFPB-and showed respiratory and phonation improvements.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26157
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vozdonovoz_Sousa_2018.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.