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Title: Na pisada dos caboclos: itinerâncias cênicas e corporais
Authors: Santos, Hilca Maria Honorato dos
Keywords: Dança;Corpo;Cultura popular
Issue Date: 29-Aug-2018
Citation: SANTOS, Hilca Maria Honorato dos. Na pisada dos caboclos: itinerâncias cênicas e corporais. 2018. 95f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Abstract: The research that I introduce consists of an investigation of the body of the folk dancer and the maintenance of his tradition. The object of the research is the universe of the “Caboclos” from Major Sales/Rio Grande do Norte, active figures in the traditional "play" of the Burning of Judas. The investigated subjects in the research are the representative figures, master and players, responsible for the happening of the play. I will address the main impulse of the research, the issues that arose, how I treated them, and the methodological course I adopted. I also dedicate myself to the encounter with the object of research using an ethnographic approach, seeking to understand the senses that motivate the play, and how these senses constitute a significant link for their interaction with society. I also deal with the reflection on the issues of space-time, scenic and corporal itineraries, thinking about the scene historically, socially and culturally constructed by these bodies, so that the investigative focus will not be directed to the realization of synchronized movements, but rather the expressions of corporeality traditionally lived by these playing bodies, and the way they relate to the world.
Portuguese Abstract: A pesquisa que apresento consiste em uma investigação acerca do corpo do brincante popular, e a manutenção da sua tradição. O objeto da pesquisa é o universo dos Caboclos de Major Sales/RN, figuras presentes e atuantes da tradicional “brincadeira” de Malhação de Judas. Os sujeitos investigados na pesquisa são as personagens representativas, mestre e brincantes, responsáveis pela efetivação da brincadeira. Falarei sobre o impulso gerador da pesquisa, as questões que me surgiram, como dei conta delas, bem como o percurso metodológico que adotei. Dedico-me também ao encontro com o objeto de pesquisa, recorrendo a um olhar etnográfico, buscando compreender os sentidos que motivam a brincadeira, e como estes sentidos constituem um elo significativo para a interação destes com a sociedade. Trato ainda de uma reflexão sobre as questões de espaço-tempo, itinerâncias cênicas e corporais, pensando na cena construída historicamente, socialmente e culturalmente por estes corpos, de modo que o foco investigativo não estará direcionado à realização de movimentos sincronizados, mas sim às expressões de corporeidade vividas tradicionalmente por estes corpos brincantes, e o modo como eles se relacionam com o mundo.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26158
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

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