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dc.contributor.advisorTinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros-
dc.contributor.authorCabral, Adriana Hanayá Ferreira-
dc.date.accessioned2018-11-23T23:51:35Z-
dc.date.available2018-11-23T23:51:35Z-
dc.date.issued2018-06-07-
dc.identifier.citationCABRAL, Adriana Hanayá Ferreira. Assembleia de classe como evento de letramento: entrelaçando saberes e fazeres. 2018. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26171-
dc.description.abstractThe need for resignification in the Portuguese Language Teaching process has been leading teachers from basic education to seek new educational practices. An alternative comes from those that are developed in the literacy projects (KLEIMAN, 2000). In this sense, this intervention research aims to study the class assemblies as a literacy event. In order to investigate the effectiveness of assemblies for the resignification related to students’ reading, writing and orality practices of a public school in Rio Grande do Norte, we have postulated the following specific objectives: (i) to identify the developed activities in the class assembly that support the resignification of reading, writing and oral practices; (ii) to investigate how reading, writing and oral activities are developed in a class assembly, focused on action and social change. For this, we have based this research on the dialogical perspective of language from the Circle of Bakhtin (BAKHTIN / VOLOCHÍNOV [1929] 2006); in the literature studies (KLEIMAN, 1995, 2000, 2005, 2006; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011; STREET, 1984; TINOCO, 2008), in the concepts of learning community (AFONSO, 2001) and the class assembly, also viewed as a literacy event. Concerning to the methodological point of view, we are anchored in the qualitative-interpretative work of an ethnographic dimension connected to Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006). Collaborating in this research, there were 7th grade students, some teachers, the school staff, parents of the students and agents from outside the school community. For the data analysis, we would like to highlight how the class assembly is configured as a literacy event, constituting a space of resignification for reading, writing and oral practices, where the social actions are deliberate, and enable the students' empowerment, and the transformation of a state of things from the collective action.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssembleia de classept_BR
dc.subjectEvento de letramentopt_BR
dc.subjectLeitura, escrita e oralidadept_BR
dc.titleAssembleia de classe como evento de letramento: entrelaçando saberes e fazerespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRASpt_BR
dc.contributor.authorID87485141449pt_BR
dc.contributor.advisorID77779932400pt_BR
dc.contributor.referees1Kersch, Dorotea Frank-
dc.contributor.referees1ID26662515000pt_BR
dc.contributor.referees2Oliveira, Maria do Socorro-
dc.contributor.referees2ID07106335487pt_BR
dc.description.resumoA necessidade de ressignificação no processo de ensino de Língua Portuguesa tem levado professores da educação básica a buscar novas práticas educativas. Uma alternativa advém das que são desenvolvidas em projetos de letramento (KLEIMAN, 2000). É nesse sentido que esta pesquisa de intervenção tem por objeto de estudo a assembleia de classe como evento de letramento. Assim, visando ao objetivo geral de investigar a eficácia da assembleia de classe vista como evento de letramento para a ressignificação das práticas de leitura, escrita e oralidade de estudantes de 7o ano de uma escola pública norte-rio-grandense, postulamos os seguintes objetivos específicos: (i) identificar as atividades desenvolvidas na assembleia de classe que favorecem a ressignificação das práticas de leitura, escrita e oralidade; (ii) investigar como se desenvolvem, em assembleia de classe, atividades de leitura, escrita e oralidade voltadas para a ação e a mudança social. Para tanto, fundamentamo-nos na perspectiva dialógica de língua(gem) do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV [1929] 2006); nos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995, 2000, 2005, 2006; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011; STREET, 1984; TINOCO, 2008); nos conceitos de comunidade de aprendizagem (AFONSO, 2001) e de assembleia de classe vista como evento de letramento. Do ponto de vista metodológico, ancoramo-nos nos trabalhos de natureza qualitativo-interpretativista de vertente etnográfica ligados à Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006). Colaboraram nesta pesquisa alunos do 7o ano, professores, equipe gestora, pais de alunos e agentes externos à comunidade escolar. Na análise dos dados, destacamos como a assembleia de classe se configura como evento de letramento, constituindo-se num espaço de ressignificação de práticas de leitura, escrita e oralidade. Nela, ações sociais são deliberadas, possibilitando, assim, o empoderamento dos discentes e a transformação de um estado de coisas a partir do agir da coletividade.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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