Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26208
Title: Turismo, propaganda e patrimônio no Brasil: um encontro à luz de fragmentos da correspondência política de Oswaldo Aranha durante a Era Vargas (1930-1945)
Authors: Vianna, Andrea de Albuquerque
Keywords: Turismo;Propaganda;Patrimônio;Era Vargas;Oswaldo Aranha
Issue Date: 25-Jul-2018
Citation: VIANNA, Andrea de Albuquerque. Turismo, propaganda e patrimônio no Brasil: um encontro à luz de fragmentos da correspondência política de Oswaldo Aranha durante a Era Vargas (1930-1945). 2018. 246f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Este trabalho, desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e documental, adotando como metodologia a Análise de Discurso, investiga a relação existente entre Turismo, Propaganda e Patrimônio e o Governo Federal, durante a Era Vargas (1930 a 1945), com o propósito de identificar o uso destas três áreas como ferramentas de suporte político e ideológico para o grupo varguista, então no poder. A partir de cartas selecionadas do arquivo da correspondência política de Oswaldo Aranha, disponíveis na base Access do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - CPDOC -, Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas – FGV, foi traçado um panorama do entrelaçamento da tríade Turismo-Propaganda-Patrimônio com os objetivos políticos de Getúlio Vargas naquele período. Observa-se o desenvolvimento turístico a partir da evolução dos meios de transportes, cuja expansão está ligada à chegada de companhias aéreas estrangeiras no Brasil, destacando-se as presenças alemã e norte-americana. Da propaganda identificam-se os artifícios utilizados para divulgar o Brasil no exterior por meio do apoio a publicações de livros (inglês e espanhol) e revistas (inglês), distribuídos apenas internacionalmente, da participação em eventos internacionais, da organização de exposições de arte, da abertura de agências de informações, agências de turismo e propaganda, agências de comércio do Brasil no exterior. Ainda neste item, observa-se a atuação do Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP, no controle da propaganda interna, dos eventos e do turismo. Do patrimônio, percebe-se a busca por uma identidade nacional que pudesse, não apenas ser adotada como a essência dos brasileiros, e por isso mesmo, pudesse uni-los, mas seu uso para atender a públicos e objetivos diversos: internamente, deveria atender aos grupos hegemônicos - as elites -, e à população trabalhadora; externamente deveria despertar o interesse de empresários, investidores, políticos e da própria população estadunidense, apresentando o Brasil como um país cuja história vai além de tribos indígenas, negros, favelas e mocambos. Neste tópico, aborda-se a classificação de Ouro Preto como monumento nacional, a criação do SPHAN e seu propósito de defesa do patrimônio urbanoarquitetônico nacional. A ideia, presente na bibliografia estudada, nas matérias de jornais e revistas, e nas cartas de/para Aranha, era construir uma imagem positiva do Brasil, e seu governante, de maneira a conquistar a confiança internacional, não apenas de seus governantes, mas da população em geral, como forma de obter recursos financeiros e apoio político que garantissem o crescimento econômico do país, e sua segurança.
Abstract: Cette thèse, developpée a partir de recherche bibliographique et documentaire, tout en adoptant como méthodologie l´analyse de discours, se propose à mettre en relation Tourisme, Propagande et Patrimoine durante l´ère Vargas (1930 – 1945), dans le but d´identifier l´utilisation de ces trois domaines comme instruments de suport politique et idéologique du groupe varguiste, alors aux comandes du gouvernement fédéral. A partir de cartes choisies parmi les arquives de la correspondance politique de Oswaldo Aranha, disponibles dans la Banque de données du Centre de Recherche et Documentation d´Histoire Contemporaine du Brésil – Ecole des Sciences Sociales de la Fondation Getulio Vargas – FGV, on a traçé um panorama de l´enchevêtrement des rapports entre Tourisme-Propagande-Patrimoine avec les objectifs politiques de Getúlio Vargas durante cette période. On observe le développement du tourisme à partir de l´évolution des moyens de transports, dont l´expansion est liée à l´arrivée de compagnies aériennes étrangères au Brésil, surtout allemandes e nord-américaines. En termes de propagande, on identifie les stratagèmes utilisés afin de divulguer le Brésil à l´exterieur grace aux publications de livres (en anglais et espagnol) et de revues (en anglais) distribuées seulement à l´étranger, participation à des évènements internationaux, organisation d´expositions d´art et ouverture d´agences d´informations à l´étranger. Dans ce même domaine, on constate le role rempli par le Département de Presse et Propagande – DIP, dans le controle de la propagande interieure, des évènements et du tourisme. En ce qui concerne le Patrimoine, on note la recherche d´une identité nationale qui puisse non seulement être reconnue comme l´essence des brésiliens, et par ce biais qui puisse les unir, mais aussi son utilisation en fonction de publics et d´objectifs divers: au niveau interne, elle devait répondre aux attentes des groupes hégémoniques – les elites – et de l´ensemble des travailleurs; à l´extérieur, elle devait susciter l´intérêt des chefs d´entreprises, des investisseurs, des politiques et même du peuple américain, em montrant que le Brésil ne se résumait pas aux indiens, aux noirs, aux bidonvilles et aux taudis. A ce propos, on montre l ´importance du classement de Ouro Preto comme monument national, la création du Service du Patrimoine Historique et Artistique National – SPHAN et son role dans la défense du patrimoine urbain et architectural national. L´idée, presente dans la bibliographie étudiée, dans les articles de journaux et revues, et dans les lettres envoyées à et par Aranha, était de construire une image positive du Brésil, de son dirigeant, de manière à gagner la confiance des principaux chefs d´Etat et de leurs peuples, afin d´obtenir les ressources financières et les appuis politiques nécessaires pour garantir la croissance économique du pays et sa sécurité.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26208
Appears in Collections:PPGAU - Doutorado em Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Turismopropagandapatrimônio_Vianna_2018.pdf4.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.