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Title: Fabricação local de um protótipo de um bico injetor diesel common rail EURO 5
Other Titles: Local manufacturing of a prototype of a Common Rail EURO 5 diesel injector nozzle
Authors: Lago, Daniel Mousinho
Keywords: Usinagem;Eletroerosão;Retificação interna;Dispositivo de fixação;Common rail;Bico injetor diesel
Issue Date: 30-Aug-2018
Citation: LAGO, Daniel Mousinho. Fabricação local de um protótipo de um bico injetor diesel common rail EURO 5. 2018. 94f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Abstract: A method was developed to manufacture a prototype of a diesel injector nozzle that meets the EURO 5 standard, in force in Brazil until 2022, using local technology for turning, grinding and electroerosion of metallic materials with the aim of generating mechanical technology that ballast industrial activity of the state. Details related to process evolution, manufacturing process parameters, and adaptations have been documented and are reproducible. A device was built which allowed to perform the internal grinding of the guide hole of the needle of the injection nozzle in a CNC lathe. A positioning device was also built to ensure the pitch and roll angles of the atomizer nozzles in the electroerosion process. A comparative methodology was developed to evaluate the clearance of the needle adjustment in the guide hole of the injector nozzle. After the manufacturing process, the prototypes of injector nozzles were taken to the Metrology Laboratory of the Federal University of Rio Grande do Norte to evaluate the cylindricity reached with the adopted methodology, in addition to measure the deviations from the nominal dimensions. The built devices showed effectiveness in their application. The methodologies implemented for manufacturing the prototype of a diesel injector nozzle demonstrated that the turning, internal grinding and drilling steps can be locally performed, but these methodologies can still be improved to reduce the tolerance intervals.
Portuguese Abstract: Desenvolveu-se um método de fabricação de um protótipo de um bico injetor diesel que atenda à norma EURO 5, vigente no Brasil até 2022, utilizando-se tecnologia local para torneamento, retificação e eletroerosão de materiais metálicos com o intuito de gerar tecnologia mecânica norte-rio-grandense que lastreie atividade industrial. Os detalhes relacionados à evolução do processo, parâmetros dos processos de fabricação e adaptações realizadas foram documentados e são reproduzíveis. Foi construído um dispositivo que viabilizou a realização da retificação interna do furo guia da agulha do bico injetor no torno CNC. Foi construído também um dispositivo de posicionamento para garantir os ângulos de pitch e roll dos bocais atomizadores no processo de eletroerosão. Desenvolveu-se uma metodologia comparativa para avaliar a folga do ajuste da agulha no furo-guia do bico injetor. Após fabricados, os bicos injetores foram levados ao Laboratório de metrologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para avaliar a cilindricidade atingida com a metodologia adotada, além dos desvios em relação às medidas nominais. Os dispositivos construídos apresentaram eficácia em sua aplicação. As metodologias implementadas para a fabricação do protótipo de um bico injetor demonstraram que as etapas de torneamento, retificação interna e furação podem ser executadas localmente, todavia essas metodologias ainda podem ser aprimoradas para reduzir os intervalos de tolerância.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26259
Appears in Collections:PPGEM - Mestrado em Engenharia Mecânica

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