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Title: Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil
Authors: Emiliano, Alan Charles Dantas
Keywords: Educação;Transição escolar;Demografia escolar
Issue Date: 22-Aug-2018
Citation: EMILIANO, Alan Charles Dantas. Trajetória escolar na educação básica nas regiões do Brasil. 2018. 102f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Estudo demográfico que observa a trajetória escolar do aluno utilizando indicadores educacionais extraídos do Censo Escolar 2010 por parte do MEC/INEP. Acredita-se que menos da metade dos alunos matriculados no Ensino Fundamental chegam ao 4º Ano e apenas 20% conseguem terminar esse nível de ensino (LOMBARDI e LAMOUNIER, 2004). Além disso, leva-se em consideração que o Ensino Médio pode não estar captando devidamente os concluintes do Ensino Fundamental. Compreende-se uma baixa probabilidade de transição durante a trajetória escolar do aluno que pode estar acarretando atraso escolar na idade apropriada para ingressar no Ensino Superior (INEP, 2014). Tem o objetivo de estudar a população escolar das grandes regiões do Brasil, utilizando a metodologia multiestado, para determinar as probabilidades de transição de um aluno passar de uma série de ensino para outra durante sua trajetória escolar na Educação Básica. A metodologia baseia-se na aplicação do modelo estatístico multiestado, que calcula as probabilidades de transição entre as séries de ensino da Educação Básica do Sistema Educacional Brasileiro, através das taxas de transição (promoção, repetência, evasão e migração para a Educação de Jovens e Adultos) e das taxas de distorção idade/série. Os resultados indicaram que menos da metade da população escolarizada transita entre as séries de ensino da Educação Básica de forma adequada. Além disso, as informações apresentadas possibilitam o debate sobre a existência de fatores de condições socioeconômicas e de fatores operacionais do sistema educativo que possam explicar a baixa probabilidade de transição entre as séries de ensino e a expectativa de vida escolar abaixo do esperado.
Abstract: Demographic study that observes the trajectory of the student using educational indicators taken from the 2010 school census from the MEC/INEP. It is believed that less than half of the students enrolled in the elementary school arrive at the fourth grade and just 20% can finish this level of education (LOMBARDI e LAMOUNIER, 2004). In addition, it takes into account that high school might not be picking up properly the graduates from elementary school. Shall mean a low probability of transition during the school trajectory of the student who may be leading school delay in the age appropriate to enter higher education (INEP, 2014). Has the objective to study the school population of the major regions of Brazil, using the multiestado methodology to determine the probabilities of transition from a student a teaching series to another during your trajectory in basic education. The methodology is based on the application of the statistical model multiestado, which calculates the probabilities of transition between sets of teaching of basic education of the Brazilian educational System, through the rates of transition (promotion, repetition, evasion and migration for the education of young and adults) and the distortion rates age/grade. The results indicated that less than half of the population school transitions between sets of teaching of basic education.Additionally, the information submitted enable the debate on the existence of factors of social and economic conditions and operating factors of the education system which may explain the low probability of the transition between sets of teaching and school life expectancy below the expected.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26330
Appears in Collections:PPGDEM - Mestrado em Demografia

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