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Título: Dominó didático de física: uma estratégia para o estudo de conceitos de física no ensino médio
Autor(es): Paiva, Allan Kardec de
Orientador: Sesion Júnior, Paulo Dantas
Palavras-chave: Ensino de Física;Jogo didático;Metodologias ativas;Hidrostática
Data do documento: 12-Jul-2018
Referência: PAIVA, Allan Kardec de. Dominó didático de física: uma estratégia para o estudo de conceitos de física no ensino médio. 2018. 144f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: O presente trabalho trata do uso de jogos no Ensino de Física, cujo produto é o Dominó Didático de Física. Nossa expectativa era desenvolver um produto educacional que favorecesse o aprendizado dos conceitos das grandezas e princípios no Ensino de Física. O Ensino Médio, atualmente, passa por reformas que são preconizadas pelo Sistema educacional brasileiro. A escola de tempo integral, o incentivo as diferentes metodologias, a alteração do currículo escolar é hoje um fato que alunos e professores precisam lidar. As metodologias ativas e participativas precisam ser de domínio das equipes pedagógicas e fazer parte do planejamento do professor, para que as aulas sejam mais dinâmicas e haja maior envolvimento dos alunos. O Jogo Dominó Didático de Física, pode ser estendido a todos os conteúdos e temas do Ensino Médio, mas por conveniência da escola e do momento da sequência dos conteúdos ministrados, foi contemplado o tema Hidrostática. O jogo desenvolveu sete conceitos: Densidade, Pressão, Empuxo, Tensão Superficial, Lei de Stevin, Princípio de Pascal e Princípio de Arquimedes. Realizamos um questionário inicial com os alunos, que nos indicou alguns conhecimentos prévios sobre a temática e a percepção dos alunos sobre o ensino de Física, mostrando que apesar de deter noção de alguns conceitos, a maioria dos alunos consideram os conteúdos de Física importantes, mas muito complexos e de difícil aprendizagem. Após a concepção, modelagem e aplicação do jogo com os alunos, constatamos que os objetivos foram atingidos, superando as nossas expectativas quanto à capacidade de mobilizar saberes anteriores, desenvolver o trabalho colaborativo e em equipe, além de fomentar a pesquisa espontânea dos alunos, sobre o tema. Em nossa conclusão, afirmamos que o Jogo Dominó Didático de Física é, portanto, um material de apoio ao planejamento docente, que tem um caráter lúdico e de fácil manuseio, com regras simples, mas que leva o aluno à memorização de conceitos, ressignificação do entendimento a partir da verbalização dos próprios conceitos e respostas das questões reais que relacionam teoria e prática, favorecendo uma aprendizagem significativa, apropriada inclusive para alfabetização científica. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.
Abstract: The present work deals with the use of games in the teaching of Physics, whose product is the Didactic Domino of Physics. Our expectation was to develop an educational product that favored learning the concepts of greatness and principles in Physics Teaching. The High School, currently, undergoes reforms that are advocated by the Brazilian Educational System. Full-time school, encouraging different methodologies, changing the school curriculum is now a fact that students and teachers need to deal with. The active and participative methodologies need to be of domain of the pedagogical teams and to be part of the planning of the teacher, so that the classes are more dynamic and there is greater involvement of the students. The Didactic Domino of Physics Game can be extended to all contents and themes of High School, but for the convenience of the school and the moment of the sequencing of the content taught, the subject Hydrostatic was contemplated. The game developed seven concepts: Density, Pressure, Buoyancy, Surface Tension, Stevin's Law, Pascal Principle, and Archimedes' Principle. We carried out an initial questionnaire with the students, which showed us some previous knowledge about the subject and the students' perception about the teaching of Physics, showing that despite having some notion of concepts, most of the students consider the contents of Physics important, but very complex and difficult to learn. After conception, modeling and application of the game with the students, we verified that the objectives were reached, surpassing our expectations regarding the ability to mobilize previous knowledge, develop collaborative and teamwork, and foster students' spontaneous research on the theme. In our conclusion, we affirm that the Didactic Domino of Physics Game is, therefore, a support material for teaching planning, which has a playful and easy to handle character, with simple rules, but which leads the student to memorize concepts, understanding from the verbalization of the concepts and answers of the real questions that relate theory and practice, favoring a meaningful learning, appropriate even for scientific literacy. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26339
Aparece nas coleções:MNPEF - Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional

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