Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26402
Título: Encen...ação!? Reescrevendo o roteiro: por um ensino de teatro que (de)codifica e intervém na(s) cena(s) cotidiana(s)
Autor(es): Silva, Ildisnei Medeiros da
Palavras-chave: Ensino;Arte;Teatro;Pedagogia Freireana;PIBID
Data do documento: 20-Ago-2018
Referência: SILVA, Ildisnei Medeiros da. Encen...ação!? Reescrevendo o roteiro: por um ensino de teatro que (de)codifica e intervém na(s) cena(s) cotidiana(s). 2018. 153f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Abstract: The present research aims to problematize the scene as a possibility of reading the world, from the distance and estrangement of reality (s), understanding it as "revealing fiction" and space of construction of possibilities of intervention in reality. We establish in this writing a relation between the Freirean thought of an education for emancipation and the art, and in defense of what we denominate a Theater Dialogic Teaching, from the theoretical-methodological references worked in the Group of Studies and Research on Educational Practices in Movement ( GEPEM / UFRN) and in the Laboratory of Scenography and Scene Technologies (CENOTEC / DEART / UFRN). In order to do this, we developed an investigative design based on the idea of action-reflection-action, taking up experiences as a scholar and researcher within PIBID-Teatro / UFRN, through the description and analysis of the pedagogical organization process for the teaching of theater of the Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro and its implementation, for later realization of questions arising from the experience, and the launching of a proposal of work for the basic education with respect to the teaching of Theater.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo problematizar a cena como possibilidade de leitura do mundo, a partir do distanciamento e estranhamento da(s) realidade(s), entendendo-a como “ficção reveladora” e espaço de construção de possibilidades de intervenção na realidade. Estabelecemos nesta escrita uma relação entre o pensamento freireano de uma educação para emancipação e a arte, e em defesa do que denominamos um Ensino Dialógico de Teatro, a partir dos referenciais teórico-metodológicos trabalhados no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN) e no Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC/DEART/UFRN). Para isso, desenvolvemos, na realização desta pesquisa, um desenho investigativo pautado na ideia de ação-reflexão-ação, retomando as vivências como bolsista e pesquisador no âmbito do PIBID-Teatro/UFRN, através da descrição e análise do processo de organização pedagógica para o Ensino de Teatro da Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro e sua implementação, para posterior realização de questionamentos advindos da experiência, e o lançamento de uma proposta de trabalho para a educação básica no que diz respeito ao ensino de Teatro.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26402
Aparece nas coleções:PPGED - Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Encen...açãoreescrevendoroteiro_Silva_2018.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.