Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26482
Título: O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil
Autor(es): Curvelo, Mabely Carlos da Silva
Palavras-chave: Ensino;Pós-Graduação;Geografia
Data do documento: 10-Out-2018
Citação: CURVELO, Mabely Carlos da Silva. O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil . 2018. 69f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: This study was developed with the objective of analyzing the insertion of the theme of Geography Teaching in the scope of postgraduate studies in Brazil. From this perspective, the trajectory of the Brazilian post-graduation strict sense was delineated, precisely the postgraduate in Geography in the national context. The methodological procedures used were the bibliographical and documentary research, whose main sources were documents of CAPES and CNPq, university sites in addition to bibliographic productions. The results obtained indicate that the process of organizing and evaluating courses and programs developed by the development agencies contributed significantly to the expansion and consolidation of postgraduate programs in Geography in Brazil, as well as favoring the insertion of the teaching theme. For the development of this study the bibliography research allowed to verify the most discussed thematic fields of Geography, observing that this theme is directly linked to the field of scientific investigation. Through the data obtained, it can notice the growing concern with the Teaching of Geography. In this sense, the text presents a discussion that characterizes the Teaching of geographic science and its languages; in the sequence is made an exposition of the trajectory of the institutionalization of the postgraduate in geography establishing an association between the Teachin of Geography and the postgraduate.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a inserção da temática Ensino de Geografia no âmbito da pós-graduação no Brasil. Nessa perspectiva, delineamos a trajetória da pós-graduação brasileira stricto sensu, em específico a pós-graduação em Geografia no contexto nacional. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, cujas principais fontes foram documentos da CAPES e do CNPq, além de sites das universidades e de produções bibliográficas. Os resultados obtidos indicam que o processo de organização e avaliação de cursos e programas, desenvolvidos pelos órgãos de fomento, contribuiu significativamente para a expansão e consolidação dos programas de pós-graduação em Geografia pelo Brasil, bem como favoreceu a inserção da temática Ensino. Para o desenvolvimento deste estudo, a pesquisa bibliográfica permitiu verificar os campos temáticos mais discutidos da Geografia, observando que esta temática está diretamente vinculada ao campo de investigação científica. Por meio dos dados obtidos, constata-se a crescente preocupação com o Ensino de Geografia. Nesse sentido, o texto apresenta uma discussão que caracteriza o Ensino da Ciência Geográfica e suas linguagens e, na sequência, é feita uma exposição da trajetória da institucionalização da pós-graduação em geografia, estabelecendo uma associação entre o Ensino de Geografia e a pós-graduação.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26482
Aparece nas coleções:GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ensinocenáriopós-graduação_Curvelo_2018.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.