Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26488
Título: A arte indígena para além dos clichês: por novas abordagens nas aulas de arte
Autor(es): Nóbrega, Rafaela Farias
Palavras-chave: Arte indígena;Prática pedagógica;Artes visuais;Livro didático
Data do documento: 19-Set-2018
Citação: NÓBREGA, Rafaela Farias. A arte indígena para além dos clichês: por novas abordagens nas aulas de arte. 2018. 78f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: This dissertation aimed to contribute to the practice of pedagogical practices related to the subject of indigenous art committed to scientific sources. For this, we analyzed the textbooks available through the national textbook program (NTP) for the arts discipline. Based on the analysis of the quality of the information contained in the books, taking into account the reality of the artistic production and the living conditions of the indigenous peoples, activities were proposed that explored the Visual Arts from the indigenous visual aesthetics. The practice resulting from this process was not only an organization of indigenous subjects in art classes but a form of procedure based on scientific information on the realities of indigenous peoples in order to contribute to a better understanding of their art when applied to their culture.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação teve como objetivo contribuir para o exercício de práticas pedagógicas relacionadas com a temática da arte indígena comprometidas com fontes científicas. Para isso, foram analisados os livros didáticos disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a disciplina de Artes. A partir da análise da qualidade da informação contida nos livros, levando em consideração a realidade da produção artística e das condições de vida dos povos indígenas, foram propostas atividades que explorassem as Artes visuais a partir da estética visual indígena. A prática resultante desse processo não visava ser apenas uma organização da temática indígena nas aulas de artes, mas uma forma de procedimento pautada em informações científicas sobre as realidades dos povos indígenas, de forma a contribuir para uma melhor compreensão de sua arte quando aplicada à sua cultura.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26488
Aparece nas coleções:PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Arteindígenaalém_Nóbrega_2018.pdf4,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.