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Title: A perspectiva sobre a sustentabilidade em documentos do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente e as possíveis aplicações no contexto escolar do semiárido nordestino
Other Titles: The perspective on sustainability in documents of the Ministry of Education and Ministry of the Environment and the possible applications in the school context of nordestine semiarid
Authors: Medeiros, Maria Luisa Quinino de
Keywords: Educação para o desenvolvimento sustentável;Objetivos de desenvolvimento sustentável;Sustentabilidade;Formação continuada;Agenda ambiental
Issue Date: 26-Oct-2018
Citation: MEDEIROS, Maria Luisa Quinino de. A perspectiva sobre a sustentabilidade em documentos do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente e as possíveis aplicações no contexto escolar do semiárido nordestino. 2018. 102f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Abstract: Education for Sustainable Development (ESD) is a topic that has been spreading more and more due to the current planetary demands. It is necessary, then, to follow how this process is taking place in Brazil, in general and in specific places. It is also crucial to see how teachers are involved or not in this trend. That said, this work aimed to outline the ESD scenario in basic education, based on research in official documents / materials and with teachers, looking back to the semi-arid region of Brazil. At first, nine documents of the Ministry of Education (MEC) of Brazil were analyzed, regarding the approach to the term sustainable development (SD), making a cut in documents related to science teaching. Continuing the research, it was the time to evaluate twelve publications, referring to sustainability, of the MEC and / or the Ministry of Environment (MMA), in the light of the Sustainable Development Objectives (SDG), and to classify their possible use in schools of the semiarid. Restricting the work, it was necessary to move the research to the teaching field and measure the knowledge and conception of teachers about ESD, its relation with its context, evaluating how these professionals subsidize their teaching actions within this field. Finally, in view of the results of the previous research with the teachers, a continuous training action was developed with the purpose of proposing the participatory construction of a sustainable development agenda in the light of the SDOs. With the implementation of all these objectives, it has become urgent to discuss a restructuring in the MEC documents, in accordance with international demands, preventing the national guidelines from becoming obsolete. In relation to the publications of the MEC and / or MMA, these may serve as a basis for drawing up strategies for coexistence with the semi-arid region in parts, and it is therefore suggested that there be regionalised publications. It turned out that teachers work SD in a fragmented way and even do not know the term ESD itself and that they are also not encouraged to articulate to look for public materials that have been produced in line with SD policy. Regarding the training process, it was evaluated that the SDG have the ability to fully guide the requirements for sustainability and points to the urgency of having, not only, complementary training, but knowledge about these programmed objectives in regular education, in a more purposeful and structuring way, through educational policies.
Portuguese Abstract: A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) é uma temática que vem se disseminando cada vez mais devido às demandas planetárias atuais. Faz-se necessário, então, acompanhar como este processo está se dando no Brasil, de maneira geral e em locais específicos. Também é fundamental verificar como os professores estão envolvidos, ou não, nesta tendência. Dito isto, este trabalho teve como objetivo traçar o cenário da EDS na educação básica, a partir de pesquisas em documentos/materiais oficiais e com professores, voltando o olhar para a região semiárida brasileira. Em um primeiro momento analisou-se nove documentos do Ministério da Educação (MEC) do Brasil, no que diz respeito a abordagem dada ao termo desenvolvimento sustentável (DS), fazendo um recorte em documentos relacionados ao ensino de ciências. Dando continuidade na pesquisa, foi a vez de avaliar doze publicações, que remetiam à sustentabilidade, do MEC e/ou do Ministério do Meio Ambiente (MMA), à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e classificar sua possível utilização em escolas do semiárido. Afunilando-se o trabalho, foi necessário movimentar a pesquisa para o campo docente e mensurar o conhecimento e concepção de professores sobre EDS, a relação desta com o seu contexto, avaliando como estes profissionais subsidiam suas ações docentes dentro desse campo. Por fim, tendo em vista os resultados da investigação, anterior, com os professores, desenvolveu-se uma ação de formação continuada com o intuito de propor a construção participativa de uma agenda de desenvolvimento sustentável à luz dos ODS. Com o desenrolar de todos esses objetivos postos, obteve-se que é urgente a discussão de uma reestruturação nos documentos do MEC, de acordo com as demandas internacionais, impedindo que as diretrizes nacionais se tornem obsoletas. Em relação as publicações do MEC e/ou MMA estas podem servir de base, em partes, para se traçar estratégias de convivência com a região semiárida, sendo assim, sugere-se que haja a construção de publicações oficiais regionalizadas. Revelou-se que os professores trabalham DS de forma fragmentada e até desconhecem o próprio termo EDS e que também não são estimulados a se articularem para buscar materiais públicos que foram produzidos alinhados à política do DS. Sobre o processo formativo, avaliou-se que que os ODS têm a capacidade de nortear de forma completa os requisitos para a sustentabilidade e aponta-se para a urgência de haver, não apenas, somente, formação complementar com os docentes, mas o conhecimento sobre esses objetivos programados na educação regular, de forma mais propositiva e estruturante, por meio de políticas educacionais.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26520
Appears in Collections:PRODEMA - Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

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