Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26552
Título: A construção de uma cultura de educação em direitos humanos: experiências formativas em uma escola da rede municipal de Natal
Autor(es): Neres, Bruna Costa
Palavras-chave: Educação em direitos humanos;Cultura na escola;Experiências formativas
Data do documento: 31-Out-2018
Referência: NERES, Bruna Costa. A construção de uma cultura de educação em direitos humanos: experiências formativas em uma escola da rede municipal de Natal. 2018. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Abstract: En esta investigación, elegimos como objeto de estudio la relación entre la educación y la construcción de la cultura en derechos humanos en la escuela. Partimos del supuesto de que ser una escuela pública comprometida con la educación en derechos humanos resulta de un conjunto de experiencias formativas vivenciadas por los sujetos que actúan en la institución. Tenemos, así, el objetivo de comprender los sentidos atribuidos por maestras de una escuela pública, considerada referencia en aprendizaje, acerca del desarrollo de la cultura de educación en derechos humanos en la escuela. Delimitamos la investigación para la relación entre las prácticas y concepciones de maestras de una escuela de la red municipal de educación de la ciudad de Natal, acerca de la educación en la perspectiva de los derechos humanos. Consideramos importante estudiar las prácticas docentes para la construcción de una cultura de educación en derechos humanos a partir de la escuela pública, debido a la urgencia en formarse sujetos de derechos, facultados y conscientes de la realidad en que están insertos, capaces de participar de todos los procesos sociales que se establecen en los espacios en que es participar. Para ello, como aporte metodológico, utilizamos como unidad principal de referencia las entrevistas realizadas e interpretadas por medio de la metodología de la Entrevista Comprensiva, aliadas a las interacciones proporcionadas por la metodología del Estudio de Caso. Con base en las palabras y en las observaciones de la práctica, desvelamos que, a pesar de que una escuela pública es considerada de referencia en aprendizaje, ese hecho, por sí mismo, no la clasifica como una escuela comprometida con la Educación en Derechos Humanos, teniendo en vista que aspectos como desconocimientos acerca de los documentos orientadores de la EDH, preconceptos formados acerca de la problemática, diferencias entre el hablar y el hacer docente, causados sobre todo por la falta de base y formación docente se plantean como obstáculos al desarrollo de la cultura de educación en derechos humanos en la escuela. El cambio se presenta a partir de actitudes que consideren las prácticas escolares cotidianas como momentos de reflexión y acción sobre los derechos humanos, pasando a producir una formación en para los directos humanos que haga sentidos a todos. Esta investigación evidencia que la cultura en derechos humanos en la escuela es uno de los caminos para una sociedad mejor preparada a las demandas sociales contemporáneas y se muestra como posibilidad para la creación de la cultura del respeto, la tolerancia y la paz a partir de la formación de la cultura de sujetos capaces de convertirse en autores de sus propias historias.
Resumo: Nesta pesquisa, elegemos como objeto de estudo a relação entre a Educação e a construção da cultura em Direitos Humanos na escola. Partimos do pressuposto de que ser uma escola pública comprometida com a Educação em Direitos Humanos resulta de um conjunto de experiências formativas vivenciadas pelos sujeitos que atuam na instituição. Temos, assim, o objetivo de compreender os sentidos atribuídos por professoras de uma escola pública, considerada referência em aprendizagem, acerca do desenvolvimento da cultura de Educação em Direitos humanos na escola. Delimitamos a pesquisa para a relação entre as práticas e concepções de professoras de uma escola da Rede Municipal de educação da cidade do Natal, acerca da educação na perspectiva dos Direitos Humanos. Consideramos importante estudar as práticas docentes para a construção de uma cultura de Educação em Direitos Humanos na escola pública, devido à urgência em se formar sujeitos de direitos, empoderados e cientes da realidade em que estão inseridos, capazes de participar de todos os processos sociais que se estabelecem nos espaços em que é partícipe. Para tanto, como aporte metodológico, utilizamos como unidade principal de referência as entrevistas realizadas e interpretadas por meio da metodologia da Entrevista Compreensiva, aliadas às interações proporcionadas pela metodologia do Estudo de Caso. Com base nas falas e nas observações da prática, desvelamos que, apesar de uma escola pública ser considerada de referência em aprendizagem, esse fato, apenas por si mesmo, não a classifica como uma escola comprometida com a Educação em Direitos Humanos, tendo em vista que aspectos como desconhecimentos acerca dos documentos norteadores da EDH, pré-conceitos formados acerca da problemática, diferenças entre o falar e o fazer docente, causados sobretudo pela falta de embasamento e formação docente se colocam como obstáculos ao desenvolvimento da cultura de educação em direitos humanos na escola. A mudança apresenta-se a partir de atitudes que considerem as práticas escolares cotidianas como momentos de reflexão e ação sobre os direitos humanos, passando a produzir uma formação em/para os Direitos Humanos que faça sentidos a todos. Essa pesquisa evidencia que a cultura em Direitos Humanos na escola é um dos caminhos para uma sociedade melhor preparada às demandas sociais contemporâneas e se mostra como possibilidade para a criação da cultura do respeito, tolerância e paz a partir da formação de sujeitos capazes de tornarem-se autores de suas próprias histórias.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26552
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Construçãoculturaeducação_Neres_2018.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.