Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26565
Título: Construção e validação de conteúdo do protótipo de um serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem
Título(s) alternativo(s): Construction and validation of contents of the prototype of a serious game to support the teaching of patient safety in nursing
Autor(es): Chiavone, Flávia Barreto Tavares
Orientador: Santos, Viviane Euzébia Pereira
Palavras-chave: Segurança do paciente;Ensino;Tecnologia educacional;Materiais de ensino;Estudos de validação;Enfermagem
Data do documento: 7-Dez-2018
Referência: CHIAVONE, Flávia Barreto Tavares. Construção e validação de conteúdo do protótipo de um serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem. 2018. 121f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: A segurança do paciente destaca-se como uma área atual e de grande relevância no que tange aos cuidados prestados pelo setor saúde. Logo, torna-se imprescindível que o ensino dessa temática seja realizado de forma transversal e efetiva, principalmente subsidiada por tecnologias digitais com a finalidade de atender as demandas atuais dos discentes. E, assim fomentar sua aprendizagem significativa, dado que, a utilização do Serious game favorece a experimentação e imersão do indivíduo na temática o que irá incidir na construção efetiva dos conhecimentos da SP na estrutura cognitiva do aprendiz e, dessa forma, incidir na aprendizagem significativa da SP. Neste ínterim, esse estudo estabelece a seguinte questão norteadora: quais conteúdos são válidos para compor um Serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem? E, tem como objetivo construir e validar o conteúdo do protótipo de um Serious game para apoio ao ensino da segurança do paciente na enfermagem. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa para construção e validação de conteúdo de um Serious game. Para tal, baseou-se na proposta de Pasquali, a saber: procedimentos teóricos, em que se realizou uma busca na literatura científica, através de uma Scoping review, para elucidar as temáticas relevantes para construção dos conteúdos que compuseram o recurso educacional; procedimentos empíricos, que se deu pela construção do instrumento para validação do conteúdo via Google Forms e as etapas Delphi. Por fim, os procedimentos analíticos, em que foi executado o cálculo e análise dos coeficientes de validação de conteúdo e nível de concordância. O estudo esta em consonância com os preceitos éticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Saúde e teve sua aprovação autenticada pelo parecer consubstanciado do comitê de ética em pesquisa, nº 2.455.166, CAAE: 80922917.0.0000.5537. Constatou-se que o ensino da segurança do paciente baseia-se majoritariamente em aspectos relacionados às metas internacionais estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde. Neste panorama, propôs-se roteiros de jogos baseados nestes conteúdos que obtiveram maior frequência na busca realizada, no qual o jogador irá motivarse a buscar seu conhecimento com a nas perda e ganho das pontuações, bem como feedbacks imediatos e ao final do jogo. Após a construção de seis roteiros, realizou-se as etapas Delphi I e Delphi II para validação do conteúdo. Ao final das etapas foi calculado o nível de concordância entre os juízes, os quais apresentaram valores acima 80% e coeficiente de validação de conteúdo acima de 0,8. Conclui-se que os roteiros construídos são válidos em seu conteúdo para construção do protótipo do Serious game. Contudo, salienta-se que além da validação do conteúdo faz-se necessário que o recurso educacional passe por outras etapas de validação como de aparência, usabilidade e efetividade com a finalidade de comprovar sua eficácia para com o ensino da segurança do paciente.
Abstract: Patient safety stands out as a current area of great relevance to the care provided by the health sector. Therefore, it is imperative that the teaching of this subject be carried out in a transversal and effective way, mainly subsidized by digital technologies in order to meet the students' current demands. Thus, the use of the Serious game favors the experimentation and immersion of the individual in the theme which will influence the effective construction of the SP knowledge in the cognitive structure of the learner and, therefore, focus on meaningful learning of P. In the meantime, this study establishes the following guiding question: what contents are valid to compose a Serious game to support the teaching of patient safety in nursing? And, it aims to build and validate the content of the prototype of a Serious game to support the teaching of patient safety in nursing. This is a quantitative approach methodological study for the construction and validation of content of a Serious game. For that, it was based on Pasquali's proposal, namely: theoretical procedures, in which a search in the scientific literature was made, through a Scoping review, to elucidate the relevant themes for the construction of the contents that made up the educational resource; This was done by constructing the instrument for validating content via Google Forms and the Delphi steps. Finally, the analytical procedures, in which the calculation and analysis of the content validation coefficients and level of agreement were performed. The study is in accordance with the ethical precepts established by the National Health Council and had its approval authenticated by the consubstantiated opinion of the research ethics committee, nº 2.455.166, CAAE: 80922917.0.0000.5537. It was verified that the teaching of patient safety is based mainly on aspects related to the international goals established by the World Health Organization. In this scenario, it was proposed game scripts based on these contents that obtained more frequency in the accomplished search, in which the player will be motivated to seek his knowledge with the loss and gain of the scores, as well as immediate feedbacks and the end of the game. After the construction of six scripts, the steps Delphi I and Delphi II were performed for content validation. At the end of the stages the level of concordance between the judges was calculated, which presented values above 80% and content validation coefficient above 0.8. It is concluded that the constructed scripts are valid in their content for construction of the prototype of the Serious game. However, it should be noted that in addition to content validation, it is necessary for the educational resource to undergo other validation steps such as appearance, usability and effectiveness in order to prove its effectiveness in teaching patient safety.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26565
Aparece nas coleções:PPGE - Mestrado em Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Construçãovalidaçãoconteúdo_Chiavone_2018.pdf3,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.