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Title: O turismo e a aquisição da produção rural familiar e da pesca pelos serviços de alimentação e acomodação em São Miguel do Gostoso (RN)
Other Titles: Tourism and the acquisition of the rural family and fishing production by the food service and lodging in São Miguel do Gostoso (RN)
Authors: Gonçalves, Anna Laurytha Carlos
Keywords: Turismo;Alimentação;Acomodação;Agricultura familiar;São Miguel do Gostoso
Issue Date: 5-Oct-2018
Citation: GONÇALVES, Anna Laurytha Carlos. O turismo e a aquisição da produção rural familiar e da pesca pelos serviços de alimentação e acomodação em São Miguel do Gostoso (RN). 2018. 153f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O presente estudo investigou a relação do turismo com a aquisição da produção rural familiar e da pesca pelos serviços de alimentação e acomodação em São Miguel do Gostoso (RN), visto que o turismo enquanto fenômeno socioespacial pode contribuir em melhorias no município e para as pessoas que ali habitam. Dito isto, considerou-se a ótica de Amartya Sen (2010), o qual aborda o desenvolvimento como liberdade, e Kiyota e Gomes (1999); Belik et al. (2002) e Ramalho (2016), para respaldar a discussão sobre as relações da economia local. Nesse cenário, tem-se como participantes da pesquisa o trade turístico e o agricultor. Para chegar a tal público participante, foram considerados alguns critérios: a) o trade turístico deveria existir há pelo menos um ano e fornecer pelo menos uma refeição em seu estabelecimento; e b) os agricultores foram considerados a partir das menções feitas pelo trade turístico identificando-os como vendedores de alimentos adquiridos para o seu estabelecimento. O escopo do estudo tem caráter exploratório e descritivo, com abordagem Quali-quantitativa. A princípio, menciona-se a dificuldade de se obter informações sobre a existência dos estabelecimentos de acomodação e alimentação devido, também, à alta rotatividade de abertura e ao fechamento das empresas desse setor. Contornou-se tal situação utilizando-se de várias informações existentes sobre os empreendimentos em questão, até chegar às objetivas empresas. A coleta de dados foi realizada com os empreendimentos e com os agricultores que se enquadravam nos critérios da pesquisa. As respostas obtidas na coleta de dados serviram para montar o censo do trade turístico relevante para as análises seguintes, já as entrevistas foram realizadas com aqueles que reconheciam adquirir a produção rural alimentar de forma direta ao agricultor. Em sequência, entrevistou-se os agricultores que vendem sua produção rural familiar nas feiras de livre comercialização em São Miguel do Gostoso/RN. Todas as informações do censo foram inseridas no Google Forms, para auxiliar na etapa de análise e interpretação dos dados. Já as entrevistas tiveram seus áudios transcritos de acordo com as orientações de Ramilo e Freitas (2001), e, posteriormente, realizou-se a análise do conteúdo. Pode-se dizer que os principais resultados sobre a relação da aquisição do gênero alimentício são: 1) o serviço de acomodação é aquele que mais se destaca com a aquisição de alimentos de forma direta à agricultura familiar; 2) destaca-se o serviço de alimentação para a aquisição de forma direta a outros mercados, e o mercado local pouco se utiliza da aquisição de alimentos de forma direta à agricultura familiar; 3) o trade turístico que possui autoconsumo são aqueles que procuram adquirir os alimentos de forma direta à agricultura familiar; 4) a aquisição de alimentos de forma direta ao mercado local é maior que a aquisição da feira-livre municipal, da agricultura familiar e da feira orgânica, respectivamente; e 5) há estabelecimento do trade turístico que não possui nenhum vínculo com a aquisição de alimentos de forma direta à agricultura familiar.
Abstract: The present study investigated the relationship of tourism with the acquisition of the rural family and fisheries production by food service and accommodation in São Miguel do Gostoso (RN), since tourism while socio-spatial phenomenon can contribute improvements to the municipality and to the people who live there. That said, the perspective of Amartya Sen (2010), which addresses the development as freedom, Kiyota and Gomes (1999); Belik et al. (2002) and Ramalho (2016), to support the debate on relations of the local economy. In this scenario, as participants of research the tourist trade and the farmer. To reach such audience participant, were considered some of the criterion: a) the tourist trade there should be at least a year and provide at least one meal in your establishment; and b) farmers were study from the endorsements made by the tourist trade identifying them as food vendors acquired for your establishment. The scope of the study is exploratory and descriptive, Qualitative-quantitative approach. At first, it mentions the difficulty of obtaining information about the existence of establishments of accommodation and food due, too, to the high frequency of companies that come and go from this sector. Skirted-if such a situation using several existing information about the enterprises concerned, to reach the business objective. The data were collected with the enterprises and farmers who fell in the search criteria. The answers obtained in data collection were used to assemble the census of the tourist trade relevant to the following analyses, the interviews were carried out with those who recognized acquire rural food production directly to the farmer. In sequence, interviewed farmers selling your rural family production in free marketing fair in São Miguel do Gostoso (RN). All the information of the census were entered in to Google Forms, to assist in the analysis and interpretation of data. The interviews already had their audio transcribed according to guidelines the Ramilo and Freitas (2001), and subsequently, the analysis of the content. It can be said that the main findings on the relationship of the acquisition of food grade are: 1) the accommodation service is one that stands out with the acquisition of food directly to family agriculture; 2) the food service for the purchase directly to other markets, and the local market little using the acquisition of food directly to family agriculture; 3) the tourist trade that has consumption are those who seek to acquire the food directly to family agriculture; 4) the acquisition of food directly from local market is bigger than the acquisition of fair market, family farming and organic fair, respectively; and 5) for establishment of the tourist trade that has no link with the acquisition of food directly to family agriculture.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26572
Appears in Collections:PPGT - Mestrado em Turismo

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