Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26748
Title: Pesquisa e ensino na história escolar: o contexto urbano da Escola Terezinha Paulino em Natal-RN
Authors: Fernandes, Cícera Tamara Graciano Leal da Silva
Keywords: Ensino de História;Cidades;Método histórico;Cidadania;Material didático
Issue Date: 13-Dec-2018
Citation: FERNANDES, Cícera Tamara Graciano Leal da Silva. Pesquisa e ensino na história escolar: o contexto urbano da Escola Terezinha Paulino em Natal-RN. 2018. 170f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro e Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Abstract: This Master's research aimed, mainly, to relate the reality of the school surrounding area to the construction of historical knowledge, also seeking: to determine how its urban growth occurred; raise your local memory narratives; and produce a didactic material as an analytical, critical and interactive script to be used by the students for learning. In order to do this, we tried to make the students construct their own knowledge, working basic principles of historical research, theoretical and empirical, by the understanding that school education also produces a historical knowledge of its own. Classroom procedures and strategies were targeted to Ninth Year students and lasted approximately one year, interspersing analyses of diverse sources and discussions about the local and general scope. The didactic material was produced based on the experiences resulting from the research and was configured in a field research book that should serve to address the same discussion in another school year and continue the work of the researcher.
Portuguese Abstract: Esta pesquisa de Mestrado objetivou, principalmente, relacionar a realidade do entorno da escola à construção do conhecimento histórico, buscando, ainda: determinar como se deu o seu crescimento urbano; levantar suas narrativas de memória locais; e produzir um material didático enquanto roteiro analítico, crítico e interativo a ser utilizado pelos estudantes voltado para a aprendizagem. Para isso, procurou-se fazer com que os alunos fossem construtores do seu próprio conhecimento, trabalhando princípios básicos da pesquisa histórica, teóricos e empíricos, pelo entendimento de que o ensino escolar também produz um conhecimento histórico próprio. Os procedimentos e estratégias em sala de aula foram direcionados para alunos do Nono Ano e duraram aproximadamente um ano, intercalando análises de fontes diversas e discussões sobre o âmbito local e geral. O material didático foi produzido baseado nas experiências resultantes da pesquisa e se configurou em um caderno de campo de pesquisa histórica escolar que deve servir para se abordar a mesma discussão em outro ano letivo e dar continuidade ao trabalho da pesquisadora docente.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26748
Appears in Collections:PROFHISTORIA - Mestrado Profissional em Ensino de História

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pesquisaensinohistória_Fernandes_2018.pdf8,37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.