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Title: Um modelo de referência para uma pedagogia do argumento
Authors: David, Karine Alves
Keywords: Argumentação;Construção do argumento;Linguagem em uso;Texto
Issue Date: 7-Dec-2018
Citation: DAVID, Karine Alves. Um modelo de referência para uma pedagogia do argumento. 2018. 158f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Nosso propósito, neste trabalho, é apresentar uma proposta para uma pedagogia do argumento. Entendemos por pedagogia o conhecimento elaborado, capaz de compreender um fenômeno, os sujeitos e as ações, considerando o uso da linguagem. Partimos da constatação de que, apesar da preocupação com o tema e da grande quantidade de trabalhos desenvolvidos que desencadeiam propostas de ensino, percebemos que não se tem pensado a respeito de uma concepção de argumentação específica para o contexto de sala de aula e a argumentação está intimamente relacionada apenas à produção textual. Propomos, assim, uma perspectiva mais ampla centrada na construção do argumento. Entendemos que, quando alguém é posto diante de um acontecimento no mundo, a resposta é um argumento cujo processo de construção pode ser abordado em sala de aula, de forma autônoma, enquanto uma habilidade de uso da linguagem. A proposta é composta em três seções. A primeira consiste na apresentação dos princípios da pedagogia do argumento, centrados em duas orientações: o foco no argumento e o propósito de abordá-lo em sala de aula. A segunda seção refere-se à revisão de algumas perspectivas teóricas do campo dos estudos da argumentação tendo em vista o que elas oferecem em termos de suporte para a construção do argumento, e, dessa forma, podem subsidiar a proposta de pedagogia do argumento. Por fim, a terceira seção apresenta um modelo de aplicação que comporta o trabalho com a construção do argumento em três etapas: contextualização, planejamento e textualização. A ideia é a de que, por meio da construção do argumento, seja estimulado o pensamento do sujeito sobre o mundo, para ajudá-lo a aprender a compreender o julgamento de suas próprias ideias, bem como da dos outros, para testá-los de forma suficiente no que concerne ao rebate de ideias opostas, respeitando o resultado desta combinação. Essa pedagogia do argumento pode servir de referência para professores durante o planejamento de aulas para diferentes níveis de escolaridade.
Abstract: Our purpose in this paper is to present a proposal for an argument pedagogy. We understand by pedagogy the elaborated knowledge, capable of understanding a phenomenon, subjects and actions, considering the use of language. We start from the observation that, despite the concern with the theme and the great amount of work developed that initiate teaching proposals, we realize that we have not thought about a conception of specific argumentation for the context of the classroom and the argumentation is closely related only to textual production. We propose, therefore, a broader perspective centered on the construction of the argument. We understand that, when someone is confronted with an event in the world, the answer is an argument whose construction process can be approached in the classroom, autonomously, as a skill of language use. The proposal is composed of three sections. The first is the presentation of the principles of pedagogy of argument, centered on two orientations: the focus on the argument and the purpose of approaching it in the classroom. The second section refers to the revision of some theoretical perspectives of the field of argumentation studies in view of what they offer in terms of support for the construction of the argument, and, in this way, can subsidize the proposal of pedagogy of the argument. Finally, the third section presents a methodological model that involves working with the construction of the argument in three stages: contextualization, planning and textualization. The idea is that by constructing the argument the subject's thinking about the world be stimulated to help him learn to understand the judgment of his own ideas as well as that of others in order to test them with regard to the rebuttal of opposing ideas, respecting the result of this combination. This pedagogy of argument can serve as a reference for teachers during the planning of classes for different levels of schooling.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26763
Appears in Collections:PPGEL - Doutorado em Estudos da Linguagem

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