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Title: Estresse, após a aprendizagem, reduz a persistência de uma memória aversiva em ratos
Authors: Dierschnabel, Aline Lima
Keywords: Armazenamento duradouro;Memória aversiva;C-fos;Zif268;Estresse agudo
Issue Date: 19-Oct-2018
Citation: DIERSCHNABEL, Aline Lima. Estresse, após a aprendizagem, reduz a persistência de uma memória aversiva em ratos. 2018. 70f. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Aprendizagem e memória são fenômenos com características plásticas em resposta as nossas experiências; já as emoções refletem a capacidade de atribuir valências a esses eventos, tornando o aprendizado das memórias aversivas mais propenso a persistir. A persistência da memória é controlada por cascatas de sinalização intracelular após a aprendizagem de uma tarefa comportamental, as quais podem ser moduladas por agentes externos, como o estresse. A modulação sobre funções cognitivas pode se dar a nível sináptico, celular e/ou neural, através de modificações na liberação de neurotransmissores, fosforilação de proteínas quinases, síntese de novas proteínas e conectividade entre regiões importantes para a formação e manutenção de memórias. Assim, o objetivo do nosso trabalho foi investigar a modulação exercida pelo estresse agudo, aplicado após o treino, sobre a persistência de uma memória aversiva em ratos submetidos à esquiva discriminativa em labirinto em cruz elevado, um aparato que avalia simultaneamente aprendizagem, memória, ansiedade e atividade locomotora. Nossos resultados indicaram que o tempo de persistência da memória nessa tarefa é de 5 dias, acompanhado de um aumento na expressão de Zif268 18 horas após o treinamento na região CA1 do hipocampo dorsal. Estresse aplicado após o treinamento prejudicou o armazenamento persistente desta memória, e diminuiu a expressão de Zif268 18 horas após o treinamento. Além disso, diminuiu a expressão de C-fos 1 hora após o treinamento. O mecanismo que controla a diminuição na expressão de C-fos e Zif268 em períodos tão separados ainda não é claro. Contudo, sugerimos que o aumento na liberação de glicocorticoides após o evento estressor desregula a sinalização da via das MAPK/ERK, JNK e p38MAPK em neurônios piramidais no hipocampo dorsal, levando a uma expressão disfuncional de genes imediatos nestes neurônios.
Abstract: Learning and memory are plasticity-related processes guided by our life experiences. Emotions reflect ability to assign valences to those events, making learning of aversive experiences more leaning to persist. Long-lasting storage of a memory is controlled by intracellular signaling cascades activation after learning, which can be modulated by external agents, as stress. Modulation of cognitive functions could be caused by changes at cellular and/or neural levels, through decrease in neurotransmitter release, deactivation of specific kinase pathways, protein synthesis and connectivity damage between limbic brain regions. The aim of our study was to investigate the effect of after training acute stress on the persistence of an aversive memory in rats submitted to avoidance discriminative in elevated plus maze, an apparatus that simultaneously evaluates learning, memory, anxiety and locomotor activity. Our results show that memory lasted up to five days in this task, accompanied by an increase of Zif268 expression in the CA1 sub-region of dorsal hippocampus 18 hours after training. Stress immediately after training diminished long-lasting memory storage and decreased late protein synthesis of Zif268 18 hours after training and C-fos 1 hour after training. The exact mechanism underlying Zif268 and Cfos down-regulation is still not clear. However, we suggest that glucocorticoids deregulate MAPK/ERK, JNK and p38MAPK signaling pathways in dorsal hippocampus pyramidal neurons, leading to dysfunctional expression of immediate-early genes.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26794
Embargoed until: 2021-01-03
Appears in Collections:PPGPSICO - Doutorado em Psicobiologia

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