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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26825
Título: | O problema do caixeiro viajante com múltiplos passageiros e quota |
Título(s) alternativo(s): | The traveling salesman problem with multiple passengers and quota |
Autor(es): | Carvalho, Allan Vilar de |
Orientador: | Goldbarg, Marco César |
Palavras-chave: | Caixeiro viajante;Problemas de Ridesharing;Meta-heurísticas |
Data do documento: | 14-Dez-2018 |
Referência: | CARVALHO, Allan Vilar de. O problema do caixeiro viajante com múltiplos passageiros e quota. 2018. 262f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta o Problema do Caixeiro Viajante com Múltiplos Passageiros e Quota, variante do Problema do Caixeiro Viajante com Quota. O problema consiste em minimizar os custos de um caixeiro viajante que deve coletar uma cota mínima de bônus nas localidades do problema, considerando a possibilidade de rateio das despesas de rota com eventuais passageiros embarcados no veículo do caixeiro. Os passageiros, se embarcados, devem ser transportados obrigatoriamente até seus destinos previamente conhecidos. Os passageiros participam do rateio dos custos da rota nos trechos em que estiverem embarcados. O trabalho propõe e valida um modelo de Programação Matemática Linear para formalizar o problema. São propostos também um banco de instâncias e métodos heurísticos para a solução do problema. Experimentos computacionais validam os métodos propostos através da solução das instâncias do banco proposto. Desenvolve-se um experimento computacional para obter conclusões sobre a eficiência e eficácia dos métodos propostos. |
Abstract: | The present work presents the Traveling Salesman Problem with Multiple Passengers and Quota, variant of the Traveling Salesman Problem with Quota. The problem is to minimize the costs of a salesman who must collect a minimum quota of bonuses in the localities of the problem, considering the possibility of apportionment of expenses for any passengers on the route with embedded vehicle traveling. Passengers, if shipped, must be transported obligatorily to their destinations previously known. Passengers participate in the apportionment of the costs of the route in excerpts in which you sail. The paper proposes and validates a Linear Mathematical Programming model to formalize the problem. Are proposed also a bank of instances and heuristics for solving the problem. Computational experiments validate the proposed methods through the solution of the instances of the proposed bank. Developing a computational experiment to obtain conclusions about the efficiency and effectiveness of the proposed methods. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26825 |
Aparece nas coleções: | PPGSC - Mestrado em Sistemas e Computação |
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