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Title: Desenvolvimento de software de visão computacional para avaliação do perfil de jatos oriundos de bicos injetores diesel common rail
Authors: Moreira Filho, Antônio Adalberto Cavalcante
Keywords: Motores diesel;Desgaste;Dinâmica dos fluidos;Atomização;Processamento digital de imagem
Issue Date: 30-Aug-2018
Citation: MOREIRA FILHO, Antônio Adalberto Cavalcante. Desenvolvimento de software de visão computacional para avaliação do perfil de jatos oriundos de bicos injetores diesel common rail. 2018. 78f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: A atomização é um processo de alta relevância na eficiência da combustão em um motor do ciclo Diesel e na emissão de poluente e de material particulado. A fim de atender normas que controlam as emissões veiculares, novas tecnologias foram desenvolvidas, entre elas está o sistema de injeção common rail. A redução do teor de enxofre no diesel do petróleo e a adição do biodiesel trouxe problemas quanto à vida em serviço do elemento responsável pela atomização de combustível na câmara de combustão: o bico injetor. Desta forma, o presente trabalho tem o intuito de investigar os parâmetros de ângulo do cone, penetração e velocidade da ponta, que são possíveis de serem visualizados com a técnica de captura direta, e correlacioná-los com a integridade do bocal em suas condições de novo e pósensaios, bem como condições de montagem. Para isso, concebeu-se um software para o processamento de imagens, as quais foram capturadas com auxílio de uma câmera CCD de alta velocidade i-SPEED 3, para avaliação do perfil jato atomizado. Os bicos injetores foram ensaiados com diferentes combustíveis em uma bancada TM 507-III por um período de 60 h. Foi observado a correlação entre a montagem da agulha do bico e suas vazões, bem como diferenças na homogeneidade dos jatos após os ensaios, evidenciado pela condição superficial dos furos.
Abstract: Atomization is a process of high relevance in the combustion efficiency in a diesel cycle engine and in the emission of pollutant and particulate matter. In order to meet vehicle emission standards, new technologies have been developed, among them is the common rail injection system. The reduction of the sulfur content in petroleum diesel and the addition of biodiesel caused problems in the element responsible for the atomization of fuel in the combustion chamber: the injector nozzle. This way, the aim of the present work is to investigate the parameters of cone angle, penetration and tip velocity, which are possible to be visualized with the direct capture technique, and to correlate them with the integrity of the nozzle in its new and after-test conditions. An image processing software was developed, and images were captured using a high-speed CCD camera i-SPEED 3 for the evaluation of the atomized jet profile. The injector nozzles were tested with different fuels on a TM 507-III bench for a period of 60 h. A correlation between the nozzle needle assembly and its flow rates was observed, as well as differences in the homogeneity of the jets after the tests, evidenced by the surface condition of the holes.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26831
Appears in Collections:PPGEM - Mestrado em Engenharia Mecânica

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