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Title: O modelo de educação do jardim de infância natalense (1908-1953)
Authors: Mendes, Sarah de Lima
Keywords: Jardim de infância;História da Educação;Cultura escolar e iconografia
Issue Date: 27-Jul-2015
Citation: MENDES, Sarah de Lima. O modelo de educação do jardim de infância natalense (1908-1953). 2015. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Os conhecimentos produzidos acerca da História Social da Infância nos permitem dialogar com as especificidades de cada instituição de acolhimento à infância e, concomitantemente, com as vivências culturais desenvolvidas no seio escolar, possibilitando conhecer os sujeitos, as práticas pedagógicas e os espaços compreendidos como locus do saber. Embora a área da História da Educação venha demonstrando uma grande intensificação nas pesquisas sobre Instituições Escolares, observamos uma pequena parcela referente às instituições de Educação Infantil e sua história. Nessa perspectiva, objetivamos analisar como se deu o processo de implantação do Jardim de Infância de Natal nos anos de 1908 a 1953, refletindo acerca do modelo educacional proposto pela Instituição. A escolha do Jardim de Infância se deu pelo pioneirismo na educação destinada aos pequenos infantes, em promover uma formação integral da criança da sociedade norte-rio-grandense. Assim, ao dialogarmos sobre a História do Jardim de Infância Modelo de Natal, estaremos abordando quais seriam os principais aspectos constituintes de um cotidiano escolar. Optamos por utilizar como critério de análise a Cultura Escolar, tendo como fios condutores Julia, Chervel, Frago e Escolano; e na apreciação Iconográfica, Kossoy e Dubois. Porquanto, acreditamos que, através das imagens, é possível conceber a escola como um espaço de produção de saberes, de formação de hábitos e comportamentos civis. Compondo os procedimentos metodológicos, debruçamo-nos sobre as fontes históricas coletadas no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGO/RN), no Acervo Histórico do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IESP), as Mensagens Governamentais, a Legislação (Leis e Decretos), fotografias, planta baixa e arquivos pessoais de ex-alunos. Por fim, constatou-se que o Jardim de Infância Natalense, apesar de alicerçar-se em métodos educativos modernos, permanecia condutas conservadoras em evidências nas práticas cotidianas da instituição.
Abstract: The knowledge produced about the Childhood Social History allow us to get acquainted with the specificities of each host institution for children and concomitantly with cultural experiences developed in the school within, making it possible to know the subjects, teaching practices and the spaces understood as locus to know. Although the area of History of Education will demonstrate a great intensification of research on School Institutions, we observed a small portion related to early childhood education institutions and its history. From this perspective, it aimed to analyze how was the implementation process of the Christmas kindergarten in the years from 1908 to 1953, reflecting about the educational model proposed by the institution. The choice of kindergarten was given for pioneering education intended to small infants, to promote an integral formation of children of North Rio Grande society. So when dialogarmos on the History of Childhood Christmas Model Garden, we will be addressing what would be the main constituent aspects of a school routine. We chose to use as an analytical criterion to School Culture, with the Julia leads, Chervel, Frago and Escolano; and appreciation Iconográfica Kossoy and Dubois. Because we believe that through the images is possible to conceive of the school as a knowledge production space, training civilian habits and behaviors. Compounding the methodological procedures, text looks us about the historical sources collected in the History and Geography of Rio Grande do Norte Institute (IHGO / RN), the Historical Collection of the Institute of Education President Kennedy (IESP), the Government posts, the legislation ( Laws and Decrees), photographs, floor plan and personal files of former students. Finally, it was found that the Childhood Natalense garden, although it is founded on modern educational methods , remained conservative conducts in evidence in the daily practices of the institution.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26842
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

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