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Título: Nos passos do peregrino: turismo e religiosidade em Santa Cruz dos Milagres (PI)
Título(s) alternativo(s): In the footsteps of the pilgrim: Tourism and religiosity in Santa Cruz dos Milagres (PI)
Autor(es): Silva, Kaíse Canuto da
Orientador: Alves, Maria Lucia Bastos
Palavras-chave: Festas religiosas;Turismo;Religiosidade;Santa Cruz dos Milagres;Piauí
Data do documento: 19-Fev-2019
Referência: SILVA, Kaíse Canuto da. Nos passos do peregrino: turismo e religiosidade em Santa Cruz dos Milagres (PI). 2019. 141f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a tríade festiva na cidade de Santa Cruz dos Milagres (PI) e as estratégias políticas e eclesiais existentes na proposta de criação de um destino turístico religioso. Santa Cruz dos Milagres está localizada no Estado do Piauí, região Nordeste do Brasil, e representa um centro religioso do catolicismo popular. Para alcançar tal objetivo, foram pesquisadas as Festas: Invenção da Santa Cruz, Exaltação da Santa Cruz e Encontro dos Santos, três importantes celebrações religiosas realizadas em períodos distintos. As dimensões sócio religiosas se constituem como fundamentos culturais, históricos e econômicos, potenciais para promover a cidade de Santa Cruz dos Milagres como um destino turístico religioso. Para a realização da pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa, que envolveu pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Empregou-se o método compreensivo, recorrendo-se as técnicas de observação participante, entrevistas semiestruturadas com representantes da Igreja, o poder público e a comunidade local, além de aplicação de questionário com os devotos e registro em diário de campo. As análises das falas dos sujeitos, foram realizadas por meio da análise descritiva e de conteúdo. Tratam-se de três eventos protagonizados, sobretudo, por devotos que juntamente com os moradores locais e o aval da Igreja Católica, reatualizam suas crenças e ritos sagrados que dão legitimidade ao fenômeno religioso. Os resultados da pesquisa apontam a existência de estratégias políticas e eclesiais, voltadas para a promoção de Santa Cruz dos Milagres, embora estas estratégias se apresentem desarticuladas, atuam em diferentes dimensões. As ações do Estado estão centradas no discurso do desenvolvimento econômico, associado à promoção turística. Sobretudo, a partir da política de regionalização do turismo empreendida desde 2004, que divulga a Cidade enquanto polo turístico religioso no Piauí. Enquanto isso, a Igreja Católica, também se utiliza do discurso do turismo religioso, para avançar no seu projeto de evangelização e legitimação no espaço sagrado, por meio da criação de símbolos. Como a construção do novo templo, que busca inserir-se nesta lógica de modernização dos santuários católicos. A comunidade reconhece a dependência diante da atividade religiosa, uma vez que esta estimula o comércio local. Com relação às práticas dos devotos, foram identificadas permanências e mudanças, por intermédio de ações que incorporam novos elementos tão sagrados quanto turísticos, capazes de impulsionar a atividade turística.
Abstract: This research aimed to analyze the festive triad in the city of Santa Cruz dos Milagres (PI) and the strategies of the political and ecclesial actions existing in the proposal to create a religious tourist destination. Santa Cruz dos Milagres is located in the state of Piauí, northeast region of Brazil and represents a religious center of popular Catholicism. To achieve this objective, the festivities were researched: invention of the Holy Cross, exaltation of the Holy Cross and meeting of the Saints, three important religious celebrations held in different periods. whose socio-religious dimensions constitute cultural, historical and economic foundations, potential to promote the city of Santa Cruz dos Milagres as a religious tourist destination. The qualitative approach was used to conduct the research, which involved bibliographic, documental and empirical research. The comprehensive method was used, using participant observation techniques, semi-structured interviews with representatives of the Church, public authorities and local community, in addition to applying a questionnaire with devotees and recording in a diary of Field. The analyses of the subjects ' statements were performed by means of descriptive and content analysis. These are three events, mainly by devotees that together with local residents and the endorsement of the Catholic Church, reupdate their sacred beliefs and rites that give legitimacy to the religious phenomenon. The results of the research point to the existence of political and ecclesial strategies aimed at the promotion of Santa Cruz dos Milagres, although these strategies are disjointed, act in different dimensions. The actions of the state are centered on the discourse of economic development, associated with tourism promotion. Above all, from the policy of regionalization of tourism undertaken from 2004, which disseminates the city as a religious tourist hub in Piauí. Meanwhile, the Catholic Church, also uses the discourse of religious tourism, to advance in its project of evangelization and legitimation in the sacred space of Santa Cruz dos Milagres, through the creation of symbols. As the construction of the new temple, which seeks to insert itself in this logic of modernization of the Catholic sanctuaries. The local community recognizes dependence on religious activity, since it stimulates local trade. Regarding the practices of devotees, permanences and changes were identified, through actions that incorporate new elements as sacred as tourism, capable of boosting tourism activity.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26860
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