Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26881
Title: O corpo e o Yoga: reflexões fenomenológicas e implicações para a Educação Física
Authors: Aguiar, Milena de Oliveira
Keywords: Yoga;Corpo;Práticas integrativas e complementares;Educação Física
Issue Date: 20-Feb-2019
Citation: AGUIAR, Milena de Oliveira. O corpo e o Yoga: reflexões fenomenológicas e implicações para a Educação Física. 2019. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: As práticas integrativas e complementares consistem em política do Ministério da Saúde do Brasil em 2006, contemplando cinco práticas em sua origem. Contudo, é apenas no ano de 2017 que o yoga passa a fazer parte dessa política. Esta pesquisa aborda aspectos históricos das práticas integrativas e complementares entrelaçando-a com o yoga. Apesar da recente inserção, o yoga é uma prática milenar e difundida pelo Ocidente, por isso, a necessidade de compreender os praticantes ocidentais do yoga. Nesse sentido, a pesquisa objetiva compreender a construção do corpo de yogis do Núcleo de Yoga Professor Hermógenes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com vista a identificar as contribuições para a Educação Física. Além disso, identifica e discute as percepções e compreensões dos praticantes sobre corpo, bem como os efeitos das práticas corporais para seus usuários. A pesquisa tem por fundamento o método fenomenológico de Maurice Merleau-Ponty, por meio da estratégia do fenômeno situado, por isso houve o deslocamento da pesquisadora para o mundo vivido do yoga de quinze entrevistados com base no diálogo a partir de entrevistas semiestruturadas. Os entrevistados apontaram suas percepções e compreensões relacionadas ao corpo. O estudo apresenta o corpo como sujeito em sua totalidade, nessa perspectiva, discute as motivações e percepções dos entrevistados que apontam suas transformações, os cuidados e estímulos à permanência em vivenciar o yoga. Este estudo contribui para área da Educação Física por emergir um novo olhar sobre essa prática corporal, apresentando resultados da importância do yoga para o seu praticante em virtude de ampliar o olhar do yogi para a compreensão de quem se é, transmutando para uma percepção que valoriza o ser, as relações, os significados e os símbolos das vivências realizadas no contexto investigado.
Abstract: The integrative and complementary practices became policy of the Brazilian Ministry of Health in 2006 contemplating five practices in its origin. However, only in the year of 2017 yoga was included in this policy. This research discusses historical aspects of integrative and complementary practices by interweaving it with yoga. Despite the recent insertion, yoga is a millennial and widespread practice by the West presenting the need to understand the Western practitioners of yoga. In this sense, the research aims to understand the construction of the body of yogis of the Núcleo de Yoga Professor Hermógenes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte with a view to identifying contributions to physical education. In addition, this study aims to identifying and discuss: the perceptions and understandings of practitioners about body, as well as the effects of bodily practices for their users. The research was based on the phenomenological method of Maurice Merleau-Ponty, based on the strategy of the phenomenon located, so there was the displacement of the researcher to the experienced yoga world of fifteen interviewees based on the dialogue from interviews Semi-structured. The interviewees pointed out their perceptions and understandings related to the body. We understand the body as the subject in its entirety. In this perspective, we discussed the motivations and perceptions of respondents who point out their transformations, care, and stimuli to continue experiencing yoga. Therefore, we discerned that this study contributes to the area of physical education by emerging a new perspective on this body practice, presenting results of the importance of yoga for its practitioner. By virtue of expanding the look of the yogi to the comprehension of who is yourself, transmutating to a perception that values the being, the relationships, the meanings, and the symbols of the experiences performed in the context investigated.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26881
Appears in Collections:PPGEF - Mestrado em Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Corpoyogareflexões_Aguiar_2019.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.