Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26887
Título: Processo criativo na performance percussiva contemporânea: articulações entre pesquisa, gesto cênico e mediação tecnológica
Autor(es): Alves, Carlos Henrique de Morais
Orientador: Campos, Cleber da Silveira
Palavras-chave: Percussão;Pesquisa artística;Gesto cênico;Mediação tecnológica;Videoarte
Data do documento: 14-Dez-2017
Referência: ALVES, Carlos Henrique de Morais. Processo criativo na performance percussiva contemporânea: articulações entre pesquisa, gesto cênico e mediação tecnológica. 2017. 99f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa artística que aborda o processo criativo na performance percussiva contemporânea. Através da investigação teórico-prática, procura-se problematizar e desenvolver questões interpretativas que dialoguem com: notação de técnica mista, corporeidade e a música experimental de caráter aberto, ilustrada aqui na montagem de duas peças para percussão solo: ?Corporel, para percussão corporal e Science Fiction Sceneries, para percussão, eletrônica e vídeo. Por meio da pesquisa em performance musical, apresentamos o caminho para o desenvolvimento da montagem e execução dessas obras através da Pesquisa Artística, Musicologia da Performance e Morfologia da Obra Aberta. A partir do preparo da obra ?Corporel, desenvolvemos a caracterização do corpo dentro de uma perspectiva teatral. A metodologia utilizada consistiu na relização das oficinas de experimentação onde relatamos o processo de montagem e a dinâmica orientada por uma diretora de cena. Em Science Fiction Sceneries, reproduzimos os detalhes do processo de colaboração entre compositor e intérprete, a partir do desenvolvimento de um roteiro prescritivo da performance (partitura). Nessa obra é produzida uma interação com vídeo em tempo real. Especificamente é mostrado como a mediação entre som e vídeo é criada a partir de um algoritmo de interação, desenvolvido e processado pelos programas computacionais denominados Processing e SuperCollider. O capítulo explora aspectos interpretativos relacionados à construção narrativa e sua interação com o conceito de videoarte. Ao final, discute-se como a emergência de novas estruturas sonoras é possível através da manipulação das representações simbólicas entre som, gesto e vídeo. Os resultados apresentados se adéquam as contingências do músico percussionista na medida em que explora novas estruturas e abordam problemas que transcendem os limites da formação tradicional. Concluimos que o diálogo proposto entre gesto cênico e mediação tecnológica, além de gerar estratégias e soluções interpretativas importantes para a fruição do repertório contemporâneo, promove a reflexão contínua acerca do corpo na prática percussiva contemporânea, a interpolação com outras linguagens artísticas (teatro, dança, cinema), a manutenção e execução do repertório produzido no final do século XX e XXI, , bem como o olhar imersivo frente à intensa modulação do universo percussivo contemporâneo.
Abstract: This work is an artistic research on the creative process in contemporary percussive performance. Through theoretical and practical investigation, we seek to problematize and develop questions about interpretation in a dialogue with: mixed-technique notation, corporality and open-form experimental music, illustrated here by the preparation of two solo percussion pieces: ?Corporel for body percussion, and Science Fiction Sceneries for percussion, electronics and video. Through research in music performance, we present a way for planning and executing these pieces through artistic research, performance musicology and morphology of the open work. From the planning of ?Corporel, we proposed a characterization of the body in a theatrical perspective. The methodology consisted in developing experimentation workshops where we describe the process of planning and the activities oriented by a scene director. In Science Fiction Sceneries, we reproduce the details of the process of collaboration between composer and performer, by developing a performance script. In this work, composed for the dissertation, the focus is on real-time interaction with the video. We show specifically how the mediation between sound and video is created by an interaction algorithm, built and processed by Processing and Supercollider computer programs. The chapter explores interpretative aspects related to the construction of the narrative and its interaction with the concept of video-art Towards the end, we discuss how the emergence of new sound structures is possible by manipulating symbolic representations between sound, gesture and video. The results presented are adequate for the contingencies of the percussionist musician insofar as they explore new structures and approach problems that transcend the limits of traditional formation. We conclude that the proposed dialogue between scenic gesture and technological mediation not only generates interpretative strategies and solutions, but also promotes continuous thinking about the body in contemporary percussive practice, connection between other artistic languages (theater, dance, cinema), the maintenance and performance of repertoire produced in the late 20th and early 21st centuries, as well as na immersive look into the intense modulation of the contemporary percussion universe.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26887
Aparece nas coleções:PPGMUS - Mestrado em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Processocriativoperformance_Alves_2017.pdf2,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.