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Title: Formação de recursos humanos para pesquisa: avaliação do impacto do programa institucional de bolsas de iniciação científica na pós-graduação da UFRN
Authors: Dantas, Eloísa Helena Fonseca
Keywords: Iniciação científica;Pós-graduação;PIBIC;Avaliação de impacto
Issue Date: 19-Feb-2019
Citation: DANTAS, Eloísa Helena Fonseca. Formação de recursos humanos para pesquisa: avaliação do impacto do programa institucional de bolsas de iniciação científica na pós-graduação da UFRN. 2019. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: A formação de recursos humanos para a pesquisa científica é fundamental para que um país alcance níveis de desenvolvimento social adequados. Nesse sentido, os programas públicos de fomento à formação de pesquisadores devem ser continuamente aprimorados com vistas à sua real efetividade. Este trabalho analisou o impacto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq, em relação ao encaminhamento dos egressos da iniciação científica para a pós-graduação stricto sensu na UFRN e diagnosticar diversos aspectos relacionados à obtenção da titulação pelos estudantes. Foi realizada inicialmente uma análise histórica sobre a institucionalização da pesquisa no Brasil, com foco no conhecimento científico produzido nas Universidades, no papel do CNPq na condução da política nacional de iniciação científica e nos Planos Nacionais de Educação e de Pós-Graduação como balizadores dos esforços para promover a educação científica com a finalidade de melhorar a qualidade da pós-graduação. Realizou-se ainda uma descrição do modelo de condução dos programas de iniciação científica da UFRN. O estudo adotou uma perspectiva metodológica censitária, analisando o perfil dos egressos do PIBIC na UFRN, a progressão desses discentes para a pós-graduação e comparando os perfis dos titulados que foram egressos do programa com o dos discentes que não participaram da iniciação científica. Os dados obtidos foram analisados com o objetivo de identificar relações que demonstrassem o impacto da iniciação científica na continuidade da carreira acadêmica dos discentes, além de revelar aspectos que podem ser aprimorados para potencializar os resultados do programa. Percebeu-se uma tendência dos estudantes que desenvolvem iniciação científica a se titularem na pós-graduação mais jovens do que os demais estudantes, além de uma influência da iniciação científica em uma maior participação das mulheres na pós-graduação e do tempo de permanência vinculado à iniciação científica na posterior obtenção da titulação.
Abstract: Human Resources qualification for scientific research is fundamental for a country to be able to reach appropriate levels of social development. As such, public programs to promote qualification of researchers ought to be continuously refined with the objective of true effectiveness. This paper analyzed the impact of the Scholarship Institutional Program for Scientific Initiation from the Brazilian National Research Council (CNPq), on what it relates to the referral of graduates from scientific initiation to the post-graduation stricto sensu program at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), and to diagnose several aspects related to alumni title acquisition. Initially it is a historic analysis of the institutionalization of research in Brazil, with focus on the production of scientific knowledge produced in the Universities and of the role of CNPq in conducting the national policy for scientific initiation and the National Education and Post-Graduation Plans. All as guides for the efforts to promote scientific education with purpose to improve post-graduation courses. It is also a description of the IC programs model of UFRN. The study adopted a demographic methodologic perspective by analyzing the profile of graduates from PIBIC at UFRN, and their participation in the post-graduation by comparing the profiles of the postgraduates from scientific initiation against those students who were not from scientific initiation as well. The seized data examined aimed at identifying similarities that demonstrated the impact of scientific initiation in the continuity of the graduates’ academic careers; also, it revealed aspects that may be improved to uncover potentialities within program results. The study revealed a tendency of scientific initiation students to get a post-graduation title at a younger age than other students did; as well as an influence of the scientific initiation towards the greater participation of women in postgraduate programs; and the time lapse between scientific initiation and the subsequent title acquirement by students.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26895
Appears in Collections:PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais

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