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Title: Ensino de história e educação patrimonial na escola: o Instituto Ary Parreiras enquanto reflexão sobre os lugares de memória - Natal/RN
Other Titles: History teach and heritage education in school: the Ary Parreiras Institute as a reflection about places of memory - Natal / RN
Authors: Paiva, Kaliene Alessandra Rodrigues de
Keywords: Ensino de História;Educação patrimonial;Espaço de memória;Memorial virtual
Issue Date: 28-Jan-2019
Citation: PAIVA, Kaliene Alessandra Rodrigues de. Ensino de história e educação patrimonial na escola: o Instituto Ary Parreiras enquanto reflexão sobre os lugares de memória - Natal/RN. 2019. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: O presente trabalho foi elaborado a partir da necessidade em tornar o ensino de história mais significativo para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Teve como objeto de estudo a Escola Estadual Instituto Ary Parreiras localizada no bairro do Alecrim, na cidade do Natal/RN e teve por objetivo discutir o espaço escolar como lugar de memória, sob o enfoque da relação entre ensino de História e Educação Patrimonial. O método de pesquisa histórico que o fundamentou foi o da Nova História Cultural, por meio dele foi possível examinar as percepções dos alunos para com os elementos físicos e materiais que compõem a escola como lugar de memória e fonte de produção do conhecimento histórico dentro de uma abordagem cultural. Para esta análise, foi aplicado, como primeiro procedimento da pesquisa um questionário diagnóstico que mapeou o perfil dos alunos e, posteriormente, como segundo procedimento para coleta dos dados, utilizou fotografias de épocas distintas desta instituição como um suporte de memórias e costumes, através das quais se investigou a relação dos sujeitos com a cultura material escolar, interpretou os discursos e intencionalidades presentes nos diferentes contextos de produção das imagens. Como produto da investigação científica deste trabalho, foi criado o Memorial Virtual Interativo do IAP, o qual ofereceu um suporte digital aos documentos físicos da instituição, organizando-os de forma dinâmica, promovendo uma experiência baseada na cultura digital, diferentemente da tradicional, que necessitava de um suporte material e um espaço delimitado pré-definido para poder existir e dar significado ao patrimônio. A criação dessa ferramenta educacional agregou experiência histórica inovadora, valorizando a escola enquanto lugar de memória e dando protagonismo ao aluno a partir da visão histórica direcionada para as vivências e experiências culturais dos sujeitos escolares do século passado e do século XXI.
Abstract: The present work was elaborated from the need to make history teaching more significant for the students of the 6th grade of Elementary School II. The object of the study was the State School Ary Parreiras Institute located in the district of Alecrim, in the city of Natal / RN and the general objective was to discuss the school space as a place of memory, under the focus of the relationship between History teaching and Patrimonial Education. The method of historical research that grounded it was the New Cultural History, and through this it was possible to examine the students' perceptions towards the physical elements and materials that build the school as a place of memory and source of production of historical knowledge within a cultural approach. For this analysis, a diagnostic questionnaire that mapped out the students' profile was applied as the first research procedure and later, as a second procedure for data collection, the analysis of photographs from different periods of the school was used as a support of memories and customs, through which the subjects' relationship with the school material culture was investigated and how they interpreted the discourses and intentionalities present in the different contexts of the production of the images. As a product of the scientific investigation of this work, the Interactive Virtual Memorial of IAP was created, which offered digital support to the institution's physical documents, organizing them dynamically, promoting an experience based on the digital culture, unlike the traditional one, that needed a material support and a predefined delimited space to exist and give meaning to the patrimony. The creation of this educational tool has added innovative historical experience, valuing the school as a place of memory and giving protagonism to the student from the historical vision directed to the experiences and cultural experiences of the school subjects of the last century and the 21st century.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26910
Appears in Collections:PROFHISTORIA - Mestrado Profissional em Ensino de História

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