Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27047
Title: A valorização do patrimônio estético de raiz africana na sala de aula: contribuições do acervo do Museu Afro Brasil
Authors: Leite, Gabrielle Maria de Souza
Keywords: Museu Afro Brasil;Artes visuais;Arte educação
Issue Date: 29-Oct-2018
Citation: LEITE, Gabrielle Maria de Souza. A valorização do patrimônio estético de raiz africana na sala de aula: contribuições do acervo do Museu Afro Brasil. 2018. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Este presente trabalho tem como objetivo contribuir para a efetiva implementação da lei 10.639/03 no ensino das Artes Visuais através do estudo do patrimônio africano no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como objetivo conhecer e analisar o patrimônio físico e digital do Museu Afro Brasil e as ações pedagógicas desenvolvidas pela instituição com o intuito de investigar as contribuições oferecidas por essa instituição para a formulação de proposições pedagógicas em Artes Visuais que possam contribuir para as relações étnico-raciais na escola que possam colaborar para as relações étnicas-raciais na pratica educativa. Tendo como objetivo a ampliação do conhecimento a respeito do patrimônio estético de matriz africana, foram realizadas uma série de visitas ao Museu Afro Brasil no mês de março e abril de 2018, com a intenção de conhecer o acervo e as ações educativas e de formação ali realizadas. Nos resultados analisados constatamos que o museu oferece uma didática acessível, com material de apoio para professores por meio do acervo digital e também através da participação nas ações pedagógicas, constamos também novas abordagens para a contextualização das temáticas “Ancestralidade”, “Identidade” e o “Feminino”. A análise dos aspectos expositivos do acervo permanente focou na contribuição que o acervo pode fornecer para a o aprimoramento da abordagem do tema na escola. Os principais referenciais teóricos utilizados na análise das temáticas abordadas foram Munanga (1999), Barbosa (2008), Sousa (2009), Fonseca (2017), Hernandéz (2000).
Abstract: This work aims to contribute to the effective implementation of law 10.639 / 03 in the teaching of visual arts through the study of African heritage in Brazil. It is a research of a qualitative nature, whose objective is to know and analyze the physical and digital heritage of the AfroBrazilian Museum and the pedagogical actions developed by the institution in order to investigate the contributions offered by this institution for the formulation of pedagogical propositions in Visual Arts that can contribute to ethnic-racial relations in the school that can collaborate for ethnic-racial relations in educational practice. With the objective of expanding knowledge about the aesthetic heritage of African matrix, a series of visits were made to the AfroBrasil Museum in March and April of 2018, with the intention of knowing the collection and the educational and training actions carried out there. In the analyzed results, we find that the museum offers an accessible didactics, with support material for teachers through the digital collection and also through the participation in pedagogical actions, we also present new approaches for the contextualization of the themes "Ancestrality", "Identity" and " Female". The analysis of the expository aspects of the permanent collection focused on the contribution that the collection can provide to the improvement of the approach of the theme in the school. The main theoretical references used in the analysis of the themes were Munanga (1999), Barbosa (2008), Sousa (2009), Fonseca (2017) and Hernandéz (2000).
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27047
Appears in Collections:PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valorizaçãopatrimônioestético_Leite_2018.pdf3,06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.